4.7.08

‘Contaminação’ do Exército pelo crime

O Globo Online, Rádio do Moreno, 03/07/2008:

VIOLÊNCIA NO MORRO
‘Contaminação’ do Exército pelo crime

Um relatório preliminar do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) sobre a morte dos três jovens do Morro da Providência detectou “promiscuidade” nas relações entre militares e o crime organizado nos sete meses em que um efetivo do Exército esteve no local fazendo a segurança das obras do projeto Cimento Social, do senador e pré-candidato à prefeitura do Rio, Marcelo Crivella.

Segundo o secretário especial dos Direitos Humanos,Paulo Vannuchi, a comissão do conselho que acompanha as investigações do caso identificou “gravíssimos sinais de contaminação” do Exército pelos traficantes.

O grupo esteve no Morro da Providência ouvindo depoimentos de moradores sobre a presença do Exército por lá. As mães dos jovens mortos por traficantes do Morro da Mineira contaram que depois de serem detidos por desacato a autoridade, rendidos ao retornarem de um baile funk por suspeita de estarem armados (o que não se confirmou), eles foram levados ao Comando Militar do Leste.

Elas relataram que ficaram sentadas na calçada do quartel, de onde viam seus filhos sendo “machucados” pelos militares.

O CDDPH deve recomendar,em seu relatório final, a descriminalização do desacato a autoridade, sugestão que consta da Convenção de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos, da qual o Brasil é signatário.

Fonte: Ancelmo.com

* Leia também: O Haiti é aqui!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial