30.8.08

Milícias no tráfico

O Globo, 29/08/2008:

Milícias no tráfico

Em dois anos, 381 denúncias

A ONG Justiça Global divulgou ontem uma pesquisa, realizada pela equipe do sociólogo Ignácio Cano, da Uerj, que aponta para uma relação entre as milícias e o tráfico de drogas. Dados levantados junto ao Disque-Denúncia mostram que, no período de janeiro de 2006 a abril de 2008, houve 381 telefonemas relatando possíveis ligações entre os grupos paramilitares e a venda de drogas. O tráfico aparece em sexto lugar na lista de denúncias contra milícias, que é encabeçada pelo crime de extorsão (1.549).

- É um dado que acaba de desfazer o mito de que as milícias representam uma alternativa ao domínio dos traficantes, uma cruzada contra o tráfico ou um “mal menor”, como já foram taxadas inclusive por governantes - afirmou o pesquisador.

………………………………………..

Além dos dados do Disque-Denúncia, a pesquisa traz relatos retirados de 45 entrevistas realizadas com moradores de regiões dominadas por milícias. A maior parte delas foi realizada na própria Uerj, já que as pessoas tinham muito medo de falar sobre o assunto dentro das comunidades. Políticos foram mencionados pelos moradores. O ex-deputado Natalino Guimarães foi citado 26 vezes e o deputado estadual Jorge Luiz Hauat (PT), o Jorge Babu, 24. O nome do vereador Jerominho (PMDB) apareceu 15 vezes.

(Clique aqui para download da pesquisa da ONG Justiça Global)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial