23.5.09

Pensar a Imprensa - RJ

A Fundação Casa de Rui Barbosa promove, na edição de maio da série Pensar a Imprensa, a palestra Do fato à ficção: escritores jornalistas no Brasil, ministrada pela jornalista Cristiane Costa, doutora em comunicação e cultura pela Eco-UFRJ. O evento, com entrada franca, acontece no dia 28 de maio, às 14h30, na sala de cursos da FCRB (Rua São Clemente, 134- Botafogo - tel:21 3289-4640)

Em 1904, o repórter João do Rio publicou uma enquete com os principais autores do período. Entre as cinco perguntas, a que ele considerava mais importante era: trabalhar em jornal é um fator bom ou mau quem quer ser escritor. De lá para cá, não foram poucos os ficcionistas como Graciliano Ramos que colocaram seu talento à serviço da imprensa. Analisando suas trajetórias, é possível fazer uma história comparada entre os campos literário e jornalístico e questionar até que ponto fazendo uso da mesma matéria-prima, a palavra, fato e ficção se diferenciam.

A série Pensar a Imprensa é um evento mensal de encontros com pesquisadores que têm como objeto ou fonte de seus trabalhos a imprensa – jornal, rádio, televisão e internet. Uma reflexão sobre a produção acadêmica acerca dos meios de comunicação de massa.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial