29.9.10

Georgette Vidor no Em Dia Com a Cidadania

Site Em Dia Com a Cidadania, 29/09/2010:

ENTREVISTA COM GEORGETTE VIDOR

Marcia de Almeida

Como a senhora pretende lutar para que, no estado do Rio de Janeiro, as leis que beneficiam as pessoas com deficiência sejam cumpridas?

GV-Principalmente através de campanhas de esclarecimento da população, que considero a maneira mais eficaz de acabar com o preconceito e a discriminação. Além disso, exigirei que o Executivo fiscalize e aplique as sanções cabíveis, coisa que ainda não acontece devidamente. Também procurarei melhorar a legislação, inclusive com o estabelecimento de multas mais pesadas para as infrações.

A senhora, eleita, vai fiscalizar as obras do Maracanã, por exemplo, para garantir que a acessibilidade vai estar ali presente?

GV-Acredito que a acessibilidade não será esquecida, mas, sem dúvida, fiscalizarei o Maracanã e todos os equipamentos esportivos que serão construídos ou recuperados para os grandes eventos esportivos que teremos a partir de 2011. Aliás, mesmo não sendo deputada já me preocupo com isso e, recentemente, visitei o CEFAN - Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, que prestará atendimento aos atletas dos 5° Jogos Mundiais Militares, em 2011, e aos atletas das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, e constatei que ele está totalmente acessível, o que me deixou bastante tranquila.

O motorista e o cobrador dos poucos ônibus que têm acessibilidade a cadeirantes não sabem, em sua maioria, operar o mecanismo que leva as cadeiras para dentro do veículo. A senhora tem algum projeto de cursos de capacitação para isso, por exemplo?

GV-Fizemos este trabalho com as empresas de ônibus quando fui deputada e pretendo realizar novamente esta parceria para, além de simplesmente ensinar a operação dos equipamentos, orientá-los sobre como se comportar com as diferentes deficiências.

E quais são seus projetos para as pessoas com deficiência nos esportes?

GV-Quero estimular o governo do estado a criar espaços esportivos adequados para o alto rendimento paraolímpico, mas também escolinhas para toda e qualquer criança ou jovem com deficiência, para que possam praticar atividades físicas e esportes. Se nossos equipamentos forem adaptados ou acessíveis como no CEFAN, teremos apenas que montar as escolas de esportes e atividades físicas.

O que a senhora acha da afirmação do candidato Serra de que criará um Ministério da Pessoa com Deficiência Física?

GV-Em primeiro lugar, isto comprova a importância de ainda se fazer muita campanha de esclarecimento, pois apesar de José Serra ter realizado excelente trabalho pelas pessoas com deficiência como prefeito e como governador em São Paulo, ainda comete o equívoco de se referir a nós como deficientes físicos apenas, sem considerar as deficiências sensoriais e intelectuais. Chega a ser um absurdo tão grande quanto a proposta do ministério, que vai contra os nossos mais legítimos interesses de inclusão social, e entendo que o melhor seria fazer com que a Corde - Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência voltasse a ter a relevância que já teve numa atuação interministerial e para o cumprimento das leis que já temos e formam a melhor legislação do segmento na América Latina e uma das melhores do mundo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial