21.12.10

Ponteio Edições no Em Dia Com A Cidadania

Site Em Dia Com A Cidadania, 20/12/2010:

EDITORA PONTEIO CHEGA COM NOVO MODELO DE EDIÇÃO. ENTREVISTA COM O EDITOR ALBERTO SCHPREJER

Marcia de Almeida

Alberto Schprejer é um editor com mais de 20 anos de estrada. Foi um dos donos da consagrada Relume Dumará, foi pra Ediouro, e, agora, resolveu se meter numa outra iniciativa, que nada tem a ver com a já conhecida auto-publicação, em que o autor paga a edição e a editora entra com o selo e a péssima distribuição.

Lançou a editora Ponteio.

Nesta pequena entrevista exclusiva que Alberto concedeu há 3 semanas para o Em Dia Com a Cidadania, dá dicas e faz um análise muito realista do atual quadro do mercado editorial, e quer publicar 100 títulos, em 2011.

Uma das primeiras provas deste modelo novo é que a divulgação se dá, exclusivamente, na internet, através das redes sociais.

O livro de estreia da editora, apresentado no final de novembro, foi O pó das palavras, do poeta e jornalista Claufe Rodrigues.

***
•Se não é auto-publicação, como vai funcionar a Ponteio?
AS- Bom, eu comecei com o esquema convencional e, quando vendi o título Relume Dumará, fiquei com uma “sobra” de 80 mil livros. Não quero que isso aconteça nunca mais.
Ela é uma editora por demanda. Não demanda do autor, mas das livrarias, das universidades, dos nichos específicos. Uma das coisas que eu quero é identificar dentro dos nichos sociais o que há para ser publicado.
Salvo um best-seller, o esquema é possível, mas dá trabalho. Agora que já estreamos, vejo que dá muito mais trabalho do que eu pensava.

•E também vão trabalhar com e-books?
AS- Vamos.

•Por quê essa decisão de partir para um novo formato?
AS- O modelo atual é falido, é um modelo de negócio do século XIX. Temos uma nova economia, informação digital, outra realidade, o que faz com que a editora convencional deixe de ser o modelo único de referencia.

•Um dos problemas, hoje, é que as editoras sequer leem os originais que recebem, devolvem com uma carta quase padrão. Tem muito texto bom de fora, muito autor bom.
AS- Existem, certamente, segmentos de bons autores que não passam na barreira das editoras convencionais, que apostam em títulos que vendam, pelo menos, 2, 3 mil exemplares.
A Ponteio pretende se incluir como um modelo de editora que não pode funcionar com o modelo de negócios existente, que significa consignar o livro, financiar o livreiro, e ficar com o capital parado, em estoque.
Mas estamos no século XXI e este ainda é o formato vigente. Claro que você não vai acabar, fisicamente, com os best-sellers. As editoras convencionais não teem relacionamento com o leitor.

•E como você vê o futuro das editoras convencionais?
AS- Está ocorrendo com o mundo editorial o que ocorreu com o mercado fonográfico.

•E como você pretende crescer neste novo formato?
AS- É muito importante a idéia de nicho. É preciso descobri-los ( e o farei através de consultores – você, por exemplo, pode ser nossa consultora para direitos humanos e direitos civis - e eu, claro, aceitei…), fazer uma entrada vertical naquele segmento específico.

•E a distribuição, um nó górdio em se falando de livros?
AS- Tenho um acordo com a Singular, da Ediouro ( obs: que Alberto dirigiu até há pouco, e que funciona no esquema de auto-publicação) para a distribuição dos livros.
Mas nesse formato novo, o autor tem um papel de marketing muito importante. Queremos a viralização do livro.
E essa distribuição também está dentro dos nossos moldes. Por exemplo, nosso segundo livro deste ano, é o Manual de Sobrevivencia do Ciclista Urbano, de Sergio Magalhães. Ele já está na rede e vai estar, também, nos sites de ciclismo.

•Você está aberto a autores, então?
AS- Ainda devagar. Não quero ampliar muito, antes de saber como se faz. Estamos começando e ainda há muito trabalho pela frente. Os consultores, por exemplo. Por causa do acúmulo de coisas ainda não pude me dedicar a eles, fundamentais neste novo modelo. Vai ser uma relação profissional e, claro, espero deles faro e boas indicações nas áreas que atuam.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial