14.6.11

Protesto carnavalesco?

Queridos organizadores, tão cariocas,

Desde que vi o anúncio desse protesto carnavalesco (Rio em Bloco Contra o Desmatamento), fiquei bastante incomodado. Peço desculpas, mas não consigo deixar de dizer que acho isso um absurdo, particularmente diante dos assassinatos de líderes camponeses preservacionistas. Mesmo que eles não estivessem sendo mortos, já seria incongruente um protesto carnavalesco contra o desmatamento. Com essa sequência de mortes, que parece estar longe de terminar, eu acho que protestar levando blocos carnavalescos para a orla só se for para tocar a marcha fúnebre, com fitas pretas de luto.

Enfim, me entristece a concepção de um protesto assim que, para mim, só reforça a idéia de que no Brasil tudo acaba em pizza… ou samba.

Nada seria mais significativo do que blocos carnavalescos se vestirem de preto, em luto pelas mortes, e apenas baterem o bumbo no ritmo do coração. Eu penso assim porque me incomoda mais ainda imaginar o Ronaldo Caiado vendo o protesto pela TV, às gargalhadas…

Podemos satirizar até os maiores vampiros da República, como Sarney, Collor, Renan, Temer et caterva, mas jamais poderemos sambar sobre os túmulos dos mortos no campo. Será vergonhoso para o Brasil e, com toda certeza, as manchetes do mundo inteiro colocarão lado a lado assassinados e foliões.

Com todo carinho,

Andrei

3 Comentários:

Blogger Cristina Reis disse...

Olá Andre Bastos,

Não é só você que está indignado. Eu como uma associação de moradores em que solicitei a Prefeitura a reparação,a revitalização e o conserto das pedras portuguesas que foram sendo destruídas ao longos de vários megaeventos musicais, que não têm uma semana em que os calceteiros estiveram na orla, e vejo com dor no coração essa novidade. Colocar, mais de uma dezena de blocos, estão esperando, o que? São contra o desmatamento, mas não defendem o lugar em que se habita.
Acham que virão, milhões de seres humanos conscientes do que é a promulgação do Código Florestal, é uma piada. A Sebastiana, uma instituição carnavalesca, bancada pelas grandes empresas de bebidas alcoólicas, a TV Globo e a Prefeitura do Rio de Janeiro, é dizer, o quanto todos nós somos trouxas e otários sem sabermos qual a finalidade que tem por trás de tudo isso. Vai querer enganar, a quem?
Repudio veemente, esse tipo de iniciativa.

5:41 PM  
Blogger Marcos disse...

Olá André,nós do G.R.B.C Empurra que Pega do leblon,estamos de luto e indignados com estas mostes,que acontecem mesmo com a presença da guarda nacional.não iremos participar pois acho que não é de bom tom.misturar a alegria do nosso carnaval,com este momento de muita dor e apreenção.das familias dos ameaçados,e dos mortos.E é em respeito a elas.é que nós do Empurra que Pega do leblon ficaremos de fora desta manifestação,na orla.mas atentos, solidários e de LUTO. como as familias e a naturuza que morre junto com os seus defençores.estamos tristes indignados e apoimos qualquer manifestação em prol da natureza e da vida.

5:50 AM  
Blogger Andrei Bastos disse...

É isso, Cristina e Marcos. Mas mandem mensagens para o jornal O Globo pra gente ver se eles abandonam essa idéia triste e ridícula.

Um abraço e obrigado pelos comentários,

Andrei Bastos

9:55 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial