12.12.13

Livro aborda direitos da pessoa com deficiência


Diário do Nordeste, 12/12/2013:

Livro aborda direitos da pessoa com deficiência

A cerimônia de lançamento ocorre, hoje, a partir das 14h30, na Assembleia Legislativa do Ceará

Uma obra combatente, escrita por alguém que luta todos os dias de sua vida por liberdade e respeito aos seus direitos civis e de sua comunidade. É isso que o leitor vai encontrar nas páginas do livro “Assimétricos – Textos Militantes de uma pessoa com deficiência”, do escritor e jornalista cearense Andrei Bastos. A cerimônia de lançamento da obra no Estado acontece, hoje, a partir das 14h30, na Assembleia Legislativa do Ceará.

“Assimétricos – Textos Militantes de uma pessoa com deficiência” conta experiências e histórias de limitações e preconceitos FOTO: ALEX COSTA

O lançamento será presidido pela deputada estadual Raquel Marques (PT), membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Cedef). Na ocasião, será realizada, também, uma audiência pública para tratar sobre a questão da acessibilidade e do direito das pessoas com deficiência.

“O livro retrata essa questão da militância das pessoas com deficiência. A obra com essa temática é importante, pois remete à garantia da inclusão do deficiente no mercado de trabalho, no sistema escolar e o direito de ir e vir”, ressaltou a deputada.

Artigos

Em 183 páginas, Assimétricos é uma reunião de artigos do autor, publicados entre 2005 e 2012, mostrando histórias de suas limitações e preconceitos vividos após a perda de uma das pernas, em virtude de um câncer. Por isso, o nome do livro, fazendo uma alusão ao que não é igual.

As narrativas se passam no Rio de Janeiro e em Búzios e trazem questões como educação inclusiva e o estatuto do direito das pessoas com deficiência. Com o livro, o autor busca uma maior reflexão para a situação dos que vivem com o problema.

Como jornalista, Andrei Bastos trabalhou no Correio da Manhã e no O Globo. Como ativista dos direitos humanos, atuou nas ONGs Qualivida, IBDD, Terra dos Homens e integrou a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro (OAB/RJ).

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial