29.9.08

Os descalabros do Pan 2007

Quarta-feira, 24 de Setembro de 2008
Veja.com / RADAR ON-LINE
Lauro Jardim
e-mail: radaronline@abril.com.br

BRASIL
Os descalabros do Pan 2007

O Brasil pensa na Olimpíada de 2016, mas até agora ninguém sabe quanto custou o Pan de 2007. O relatório de acompanhamento feito pelo Tribunal de Contas da União, que ficou pronto hoje, revela que os Jogos do Rio de Janeiro “custaram cerca de 3,3 bilhões de reais aos cofres públicos”. Mas alerta: “trata-se, porém, de uma estimativa. O valor exato não pôde ser conhecido, pois o governo ainda tem informações a prestar”. Apropriadamente, o relatório classifica esse montante de “valor superlativo” e qualifica alguns gastos de “despropositados”

Os técnicos do TCU constataram que, se os atletas não tiveram boas acomodações, não foi por falta de empenho dos organizadores em dar-lhes do bom e do melhor. Eis um trecho do relatório: “cada atleta ou membro da delegação esportiva que ficou hospedado na Vila Pan-Americana custou ao poder público 1,137 reais por dia. A quantia é muito superior ao cobrado por bons hotéis do Rio, incluindo pensão completa, e revela o despropósito desse gasto”.

Está bom para provar o descontrole? Então, vai mais um exemplo: no contrato original, o desenvolvimento do sistema de credenciamento estava orçado em 55 000 reais. Acabou custando 26, 7 milhões de reais. É isso mesmo: a ordem de grande da saiu da casa dos mil e foi para dos milhões.

O ministro Marcos Vilaça, relator do processo, determinou que, em 30 dias, o ministério dos Esportes encaminhe ao TCU mais de duas dezenas de esclarecimentos, prestações de contas, informações sobre gastos, inventário de bens adquiridos com o dinheiro público.

***

“Ei! Al Capone
Vê se te emenda
Já sabem do teu furo, nego
No imposto de renda
Ei! Al Capone
Vê se te orienta
Assim desta maneira, nego
Chicago não aguenta…”

(Raul Seixas e Paulo Coelho)

***

Leia também:
Pan: União gastou milhões com controle de acesso,
União gastou 1.589% acima do previsto com o Pan,
TCU: Governo gastou R$ 26,7 milhões com RFID no Pan-2007 e não utilizou,
Crime no Parapan,
Um crime anunciado,
O crime do Parapan

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial