21.10.08

Congresso debate uso de tecnologia para pessoas com deficiência

Convergência Digital, 17/10/2008:

Da redação

Principal pólo de tecnologia do Nordeste, o Recife sediará de 4 a 7 de novembro, o I Congresso Muito Especial de Tecnologias Assistivas e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência de Pernambuco.

O evento, que tem inscrições gratuitas, é uma realização do Instituto Muito Especial com o Ministério da Ciência e Tecnologia. Entre os principais objetivos, a difusão e o estímulo da produção de conhecimento e equipamentos com soluções que ampliem a autonomia, a independência e a acessibilidade das pessoas com deficiência.

Com uma programação de quatro dias, o evento tratará de temas como “Tecnologia e Inclusão Social”, “Tecnologia Assistiva – Cases”, “Tecnologia Assistiva – Medicina e Reabilitação”, além de contar com um painel com depoimentos de usuários. São esperados 500 profissionais entre acadêmicos, empresários, políticos, pesquisadores, pessoas com deficiência e formadores de opinião.

De acordo com o presidente do Instituto Muito Especial, Marcus Scarpa, o congresso de Tecnologias Assistivas contribuirá para viabilizar o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, atualizando o conhecimento técnico e científico.

“Queremos a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência a partir da compatibilização das novas tecnologias para com a Tecnologia Assistiva.” A iniciativa integra um conjunto de ações do Programa de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Entende-se por tecnologia assistiva todos os recursos e serviços que proporcionem a ampliação das habilidades funcionais das pessoas com deficiência a exemplo de softwares que lêem a tela do computador para os deficientes visuais, do mouse ocular para tetraplégicos, da bengala eletrônica e tantos outros equipamentos de auxílio capazes de garantir independência e inclusão.

* Dica: Jackson Vasconcelos

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial