23.10.08

Do mundo que conhecemos ao mundo que queremos

Alterações climáticas, novas formas de comportamento, revolução tecnológica, política de blocos eonômicos, novo papel da mulher e das chamadas minorias: decididamente, o mundo está mudando. Para pior? Para melhor? O fato é que está mudando e isso gera perplexidades.

Daí a idéia de discutirmos essas mutações com algumas das personalidades mais significativas do pensamento crítico do Brasil e da Itália. E isso por intermédio de palestras e debates de caráter permanente, promovidos por inciativa conjunta do Instituto Italiano de Cultura, da Associação Anita e Giuseppe Garibaldi e da Fundação Astrojildo Pereira.

A primeira palestra abordará o tema Globalização e diversidade cultural hoje.

Palestrante: Mércio Gomes (antropólogo, escritor, professor da Universidade Federal Fluminense e ex-presidente da Funai).

Na ocasião, será lançado o livro Antropologia, de Mércio Gomes, e o documentário Morrer se preciso for, de Ivan Alves Filho e Rodolpho Villanova, com base em um depoimento do próprio Mércio Gomes sobre a trajetória daqueles que militaram em defesa da causa indígena entre nós, como Cândido Rondon, Darcy Ribeiro, Curt Nimuendaju, Eduardo Galvão e Chico Meirelles, entre outros.

Data do evento: 13 de novembro de 2008
Horário: 18h
Local: Instituto Italiano de Cultura - Consulado italiano do Rio de Janeiro, Av. Presidente Antonio Carlos, 40 - Castelo - 20020-010 - Rio de Janeiro (RJ)

Associação Anita e Giuseppe Garibaldi
Fundação Astrojildo Pereira

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial