26.12.08

Presidente, mude o Ministério

Diário da Manhã, 26/12/2008:

PRESIDENTE, MUDE O MINISTÉRIO

Milton Coelho da Graça

Presidente Lula, seu otimismo em relação aos efeitos da crise econômica no Brasil é louvável, mas também é essencial que suas decisões e comandos sejam claros, com o conjunto do Governo unido em torno das diretivas presidenciais.

O Banco Central em nosso país não é autônomo, mas, como se viu recentemente, o Conselho de Política Monetária segue a orientação do presidente do BC e não a sua. O Sr. disse explicitamente que estava na hora de se reduzir a taxa de juros, mas, acompanhando a opinião do sr. Henrique Meirelles, o COPOM manteve a maior taxa real de juros do mundo.

O Sr. tem repetidamente assegurado o compromisso do Brasil com a ampliação da liberdade comercial e o fim de todas as formas de proteção a setores que, em vez de melhorarem sua competitividade, preferem se escorar em subsídios, financiamentos favorecidos, altas tarifas etc. Agora mesmo, o ministro Celso Amorim, das Relações Exteriores, seguindo essa orientação, busca evitar o fracasso da Rodada Doha de negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC). Mas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e seu aliado na pasta do Desenvolvimento, Miguel Jorge, promoveram o aumento das tarifas de pneus, para beneficiar as três indústrias dominadoras do mercado nacional – Pirelli, Goodyear e Bridgestone – em óbvio passo a mais no caminho do protecionismo. A decisão é absurda porque todas as importações do Brasil se tornaram mais caras com a recente alta do dólar (já nas imediações dos 50%) e as três multinacionais alegam que não podem concorrer com pneus importados.

Vários outros setores industriais estão indo na onda protecionista, ajudados por esses dois ministros e o presidente do BNDES, Luciano Martins. Esses são apenas alguns exemplos de que esse Ministério está seriamente dividido por interesses de grupos, não partidários nem ideológicos.

Não adianta costurar partidos sem definir um projeto de enfrentamento da crise – vide exemplos de Grã-Bretanha, Japão, China, Alemanha e do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama. Ministério no regime presidencialista é escolha de confiança: Presidente manda, ministros obedecem.
Monte novo Ministério, Lula, unido e obediente. Antes que o mal cresça.

***

BOLÍVIA E NICARÁGUA NOS ENVERGONHAM

O Brasil faz parte do BRIC (com Rússia, Índia e China) e também do G-20, que reúne os países mais ricos. Somos o 10º mais rico do mundo, o problema é sermos mais de 190 milhões, o pirão é pouco para tanta gente, descemos para o 64º lugar na riqueza por cabeça. Imaginem a Bolívia, 104ª e 123ª, respectivamente, e a Nicarágua, devastada durante anos por uma guerra interna com apoio ostensivo dos Estados Unidos, 134ª do mundo nas duas contas!

Pois esses dois paupérrimos países estão sendo declarados “livres do analfabetismo” pela Organização das Nações Unidas. A Bolívia já tem essa glória confirmada, a Nicarágua garante que, em fevereiro, vai chegar lá. Para isso, basta chegar a menos de 5% de analfabetos (pessoas que, por idade, deficiência ou mesmo preguiça incorrigível, não conseguem mais aprender a ler e escrever).

Difícil? Não muito. Se os militares não tivessem nos empurrado para a escuridão da ditadura, pelo menos Pernambuco já teria derrotado o analfabetismo na década de 60. A Bolívia alfabetizou 823 mil cidadãos desde março de 2006 (34 meses), usando o programa “Sim, eu posso”, desenvolvido por educadores cubanos. Cuba também doou 30 mil televisores e 30 mil videocassetes para os centros de alfabetização, mais 8 mil painéis de energia solar, além de ajudar a capacitar os 43 mil “facilitadores” espalhados por todo o país. A Venezuela doou cartilhas e ajudou financeiramente. As prefeituras colaboraram dando casa, comida e passagens aos “facilitadores”. O Brasil, apesar de ser o vizinho de maior fronteira com a Bolívia, não deu nem emprestou um “patrociniozinho cultural” da Petrobras, daqueles que são distribuídos com generosidade.

O programa custou uns 33 milhões de dólares, 400 dólares (menos de mil reais!) por alfabetizado, números também válidos para o programa da Nicarágua. E nós? Quando vamos levar a sério a tarefa de ajudar os 15 milhões de patrícios que vêem mas não entendem nem as palavras escritas em nossa bandeira? Talvez tenha sido um erro o direito de voto aos analfabetos, muitos políticos devem ter perdido o interesse no assunto.

***

MENOS EMPREGOS, MAIS PROBLEMAS PARA OS JOVENS

O desaparecimento de 40.800 vagas de carteira assinada no mês de novembro não é um número assustador, mas é alarme estridente. O Brasil tem problemas diferentes da maioria dos países desenvolvidos. Aqui temos de criar todos os anos uns 2 milhões de NOVOS empregos porque a taxa de crescimento populacional está por volta de 1,4% ao ano. Se o número de empregos começar a diminuir, os jovens que estarão chegando ao mercado de trabalho enfrentarão ainda problemas maiores.

***

FIQUE ORGULHOSO, VOCÊ PAGOU ESTA HISTÓRIA DE NATAL

Já está para ser decidido o processo em que Siméa Maria de Castro Antun pede que a Justiça reconheça que o pai de seu filho de 14 anos foi o falecido ex-presidente da Câmara Federal Luiz Eduardo Magalhães, por sua vez filho de Antonio Carlos Magalhães, que, durante muitas décadas, dominou a política baiana.

Mas essa história íntima transborda para o público quando se sabe, pelo processo, que Siméa, ex-modelo, conheceu Luiz Eduardo quando era recepcionista e, quatro dias depois, já havia sido nomeada funcionária da Câmara. Luiz Eduardo morreu, Siméa passou a ser assessora de Antonio Carlos, no Senado, com salário de 8.355 reais/mês. E, quando ACM morreu, continuou no Senado com ACM Júnior, suplente do pai. Isso tudo sem nunca aparecer para trabalhar. E só foi demitida quando VEJA contou a história.

***

“Se há algum princípio da Constituição que mais imperativamente exija adesão do que qualquer outro é o princípio do livre pensamento – não o livre pensamento para aqueles que concordam conosco, mas liberdade para o pensamento que odiamos.”

(Oliver Wendell Holmes , 1841-1935, juiz do Supremo Tribunal Federal dos Estados Unidos)

***

IBOPE DESACONSELHA PMDB PARA AÉCIO

Na pesquisa IBOPE, encomendada pelo jornal “Estado de São Paulo” e divulgada domingo passado, 21/12, o resultado mais incômodo para o governador Aécio Neves ocorreu no confronto entre ele, José Serra, Ciro Gomes e Heloísa Helena. Serra teve 37%, bem à frente de Ciro, Aécio e Heloísa em empate técnico (13% 11% e 10%, respectivamente. Este confronto obviamente só seria possível se Aécio saísse do PSDB.

***

FRANCÊS FALOU COMO “CIDADÃO DO MUNDO”

É pura demagogia mostrar-se irritado – como fazem alguns dos nossos políticos e jornalistas - com a declaração franca, seca e dura de Jean-David Levitte, assessor-chefe diplomático do presidente Sarkozy, da França: “A Amazônia pertence a todos nós, ao contrário do que o Brasil defende. O Brasil vai precisar se mexer e se engajar mais.”

É isso mesmo, todo ser humano tem o direito e o dever de se preocupar com a Amazônia e com tudo aquilo indispensável à preservação de toda a nossa espécie. Um finlandês ou um tailandês não podem aceitar que o futuro seu e de seus filhos seja ameaçado por irresponsáveis que destroem a maior área florestal do mundo embriagados por um coquetel de ganância e ignorância. E todo brasileiro também tem o direito e o dever de se preocupar com a poluição do Mediterrâneo, o derretimento de geleiras no Ártico, a defesa da diversidade biológica em todos os mares e continentes etc.

Levitte não falou como representante da França, mas sim como representante de todos os cidadãos conscientes do mundo. E não adianta espernear com fantasias nacionalistas. Temos é de assumir e agir efetivamente como guardiães dessa riqueza. Se continuarmos com esse nhem-nhem-nhem e permitirmos o desmatamento sistemático, não poderemos nos queixar se, em algum momento no futuro, a ONU (ou outro órgão internacionalmente reconhecido) assumir o controle da Amazônia em nome da sobrevivência de toda a Humanidade.

***

“Toda vez que nomeio alguém para um cargo, produzo cem descontentes e um ingrato.”

(Luís XIV (1638-1715), rei da França)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial