24.11.10

Educação na Maré

Seminário discute a valorização da educação na Maré

A Redes de Desenvolvimento da Maré promove o “II Seminário de Educação da Maré: mobilização e valorização da escola pública”

Refletir sobre os desafios do trabalho educativo na Maré e contribuir para a melhoria do desempenho dos mais de 15 mil alunos da região. Esse é um dos objetivos do “II Seminário de Educação da Maré: mobilização e valorização da escola pública”, que acontece no dia 27 de novembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Além de pais, moradores e interessados no assunto, são esperados professores, diretores, coordenadores pedagógicos, estagiários e voluntários das 16 escolas de ensino fundamental que atendem a Maré. A partir da integração possibilitada por esse encontro, os profissionais de educação poderão compartilhar suas experiências na rede municipal de educação e pensar formas de enfrentar os desafios da educação nas comunidades, mobilizando e valorizando a educação na Maré. “Queremos ampliar a compreensão sobre as condições educacionais das escolas públicas na Maré e contribuir para o enfrentamento com as várias instâncias do poder público e com os profissionais que atuam na Maré”, afirma Andréia Martins, pedagoga e coordenadora do seminário.

Além disso, de acordo com Andréia, o desejo é que esses encontros não só entrem para um calendário formal, sendo realizados anualmente, mas também concretizem a constituição de um Fórum de discussão permanente. Um Fórum que possa reunir profissionais de educação e representantes do poder público, com o objetivo de realizar estudos, reflexões e debates, sempre apontando para a melhoria da qualidade da educação na cidade do Rio de Janeiro, a partir da Maré.

Nesse aspecto, a Redes está empenhada em dar a sua contribuição. De acordo com Eliana Sousa, diretora da Redes de Desenvolvimento da Maré, “a prioridade é a elaborar e realizar projetos sociais que, articulados com as escolas públicas da região, possam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, valorizando a escola como um espaço que possa garantir às crianças de origem popular perspectivas de ampliação do seu universo social, cultural e intelectual”.

No ano passado, cerca de 350 profissionais de educação se dividiram em grupos de trabalho, discutiram e apresentaram propostas para ajudar a melhorar a educação na comunidade. Entre as propostas apresentadas, encontram-se aquelas voltadas para a melhoria das condições de estrutura física dos prédios escolares, diminuição do número de alunos por turma, contratação de professores concursados para suprir a carência desses profissionais nas escolas, maior incentivo para cargos como coordenador pedagógico e articulação com outras áreas para inserção de profissionais de fonoaudiologia, assistentes sociais e psicólogos para atendimento aos alunos. No início de 2010, essas propostas foram sistematizadas, gerando um documento que foi entregue à Secretária de Educação, Sra. Cláudia Costin, que novamente estará na mesa de abertura do evento.

Lançamento de livro reúne artigos e propostas para a educação na Maré

Durante a organização do I Seminário de Educação na Maré foi lançado um edital para que todos os profissionais de educação, que atuam na Maré, enviassem artigos sobre suas experiências nessas escolas. “Recebemos os artigos e, após avaliação desse material, chegamos a uma publicação que contará com 11 textos. O livro aborda o desdobramento do Seminário do ano passado, de modo a manter o processo de mobilização e incentivo à participação dos profissionais da educação da Maré”, explica.

A obra é divida em duas partes: a primeira apresenta artigos que trazem reflexões mais teóricas e possibilitam a sistematização de elementos fundamentais para a compreensão da escola e do desempenho dos alunos moradores da Maré. A segunda parte compartilha experiências realizadas por profissionais de educação nas escolas da região. O livro terá distribuição gratuita durante o II Seminário de Educação na Maré.

Serviço:
Local: Auditório Quinhentão do CCS da UFRJ
Data: 27 de novembro
Horário: 8h às 17h
Inscrições: De 5 a 21 de novembro, no site
http://www.redesdamare.org.br/

Contato:
Rosilene Miliotti
Redes de Desenvolvimento da Maré - Comunicação Institucional
Tel.: 8234-5871
@rosimiliotti
@redesdamare

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial