22.12.10

Deixa eu falar!

REDE NACIONAL PRIMEIRA INFÂNCIA:

As crianças são sujeitos e, como tais, constituem-se cidadãs, capazes e com direito de participar daquilo que a elas diz respeito. Assim está na Convenção dos Direitos da Criança, da ONU.

Como as crianças pequenas podem participar das políticas públicas? Quando e quanto escutá-las? Como colocar suas vontades, desejos e necessidades na balança em que pesamos as demandas, elegemos as prioridades, decidimos as ações?

A Rede Nacional Primeira Infância aceitou o desafio de incluir as crianças como sujeitos e co-autoras do Plano Nacional pela Primeira Infância. O olhar se tornou ver; o ouvir virou escutar. Vendo e escutando, apreendemos. E, assim, vertemos desejos e vontades, reclamações e pedidos, expressos nas múltiplas linguagens da infância, em temas deste documento técnico e político, que visa garantir seus direitos à infância e ao desenvolvimento mais amplo possível.

Aqui estão apenas algumas das falas, selecionadas pelo único critério de serem autênticas, vivas, verdadeiras expressões de crianças de 3, 4, 5 e 6 anos de idade.

O poeta Manoel de Barros descreveu essa verdade:

“Crianças
em pleno uso da poesia
funcionavam sem apertar o botão”.

A ponte que liga essas falas ao Plano que a Rede Nacional Primeira Infância formulou é o olhar que viu, o ouvir que escutou e o estarjuntos que co(n)sentiu. O PNPI e o “Deixa eu falar” são frutos do olhar circular, não vertical, de crianças e adultos.

A co-autoria das crianças lhes dá a “autoridade” de dizer, de serem ouvidas, de serem atendidas.

Que nós lhes sejamos fiéis.

RNPI – Rede Nacional Primeira Infância

(CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD DA PUBLICAÇÃO EM PDF)

***
Leia também:

Feliz acaso

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial