26.2.15

Família de Alex refaz homenagem

O Globo, 24/02/2015:
Família de Alex Schomaker refaz homenagem ao jovem morto em ponto de ônibus de Botafogo
Mãe do estudante recolocou cartazes e promete pintar estrutura de branco novamente. Prefeitura diz que não vai interferir
POR ALESSANDRO LO-BIANCO
Mausy, mãe do estudante Alex Schomaker, cola cartazes em homenagem ao filho no ponto da Rua General Severiano onde ele foi morto por ladrões em janeiro – Alexandre Cassiano / Agência O Globo
RIO — Mausy Schomaker, mãe do estudante Alex Schomaker Bastos, de 23 anos, assassinado durante um assalto em Botafogo em 9 de janeiro, voltou, nesta terça-feira, ao local do crime para repor os cartazes que haviam sido afixados em homenagem à vítima. As peças, coladas num ponto de ônibus da Rua General Severiano, foram removidas na última sexta-feira pela Secretaria municipal de Conservação — conforme informou Ancelmo Gois em sua coluna no GLOBO — durante um trabalho de manutenção. O serviço incluiu a pintura do ponto na cor padrão, cinza. Ele havia sido pintado de branco, também como uma forma de homenagear a vítima. Segundo a secretaria, o trabalho foi feito porque a estrutura estava trincada.
A homenagem ao estudante havia sido feita, no fim de janeiro, durante um protesto contra a violência realizado por amigos e parentes de Alex. Além de colarem cartazes, os cerca de 50 manifestantes pintaram de branco não só o chão, como a própria estrutura do ponto de ônibus.
PAI DA VÍTIMA PROPÕE CRIAÇÃO DA PRAÇA DA PAZ
Emocionada, a mãe de Alex repôs também uma faixa que estava amarrada entre dois postes. Ela criticou o trabalho da secretaria.
Mausy Schomaker, mãe do estudante Alex, recoloca os cartazes em homenagem ao filho no ponto de ônibus onde ele foi baleado e morto durante tentativa de assalto – Alexandre Cassiano / Agência O Globo
— Estamos agora decidindo uma data para pintar de novo tudo de branco. Quer dizer que a solução para amenizar o fato de meu filho ter sido assassinado aqui, com sete tiros, é apagar o que a gente fez? — disse Mausy Schomaker.
Segundo ela, muitos moradores da região estiveram no ponto e prestaram solidariedade à família. Andrei Bastos, pai de Alex — que era estudante de biologia na UFRJ —, fez um pedido às autoridades:
— Nós, familiares, amigos, estudantes da UFRJ e moradores, queremos que este local seja transformado na Praça da Paz, para que as pessoas possam se sentar tranquilamente e observar a vida passar, sem ser assassinadas.
Andrei acrescentou que o local onde Alex foi assassinado é escuro e sujo. Além disso, afirmou, as árvores não são podadas há tempos.
De acordo com a Secretaria municipal de Conservação, o ponto de ônibus foi pintado porque já estava incluído num pacote de melhorias a serem feitas numa série de paradas na cidade. Ainda segundo o órgão, a medida não teve qualquer relação com o fato de a estrutura ter sido pintada em homenagem ao estudante.
A secretaria disse ainda que, caso o ponto seja de novo pintado de branco, permanecerá desse jeito. Informou também que nenhum cartaz será removido. Homenagens, acrescentou o órgão, vão ser respeitadas, desde que não descaracterizem o local.
TRIBUTOS A VÍTIMAS ESPALHADOS NA CIDADE
O ponto de ônibus onde Alex Schomaker foi assassinado no mês passado, em Botafogo, é mais um dos lugares com homenagens a vítimas espalhados pela cidade. Na Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, flores lembram a trágica morte de cinco jovens, com idades entre 17 e 22 anos, vítimas de um acidente de trânsito em 2006. O carro em que eles estavam colidiu com uma árvore no canteiro central da via, que passou a receber vasos de flores. Um ano depois, um pequeno jardim foi construído no local da tragédia.
Já o Túnel Acústico, na Gávea, ganhou o nome de Rafael Mascarenhas, de 18 anos, filho da atriz Cissa Guimarães, após o atropelamento e morte do jovem por um carro, quando andava de skate no local, em 2010. A homenagem oficial só foi concretizada em 2013, mas desde o atropelamento o lugar já era ponto de homenagens ao rapaz. Numa parede do túnel, um grafite com a imagem do rosto de Rafael Mascarenhas e vasos de flores lembram o crime.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial