22.8.07

Estado de saúde de atleta é grave

O Globo, 22/08/2007:

Estado de saúde de atleta é grave

Argentino que competiu no Parapan esperou dez horas para ser internado

JACQUELINE COSTA

É muito grave o estado de saúde do atleta argentino Carlos Maslup, medalha de bronze no tênis de mesa dos Jogos ParapanAmericanos, que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) por volta das 4h de domingo. Como informou Ancelmo Goisem sua coluna no GLOBO, por falta de vagas, o argentino não pôde ser internado no CTI do Hospital Miguel Couto, na Gávea, aonde chegou por volta das 5h, apesar de uma tomografia computadorizada ter confirmado o AVC. Foram quase dez horas deespera até Carlos dar entrada, às 15h de domingo, no Hospital Salgado Filho, no Méier. Segundo a Secretaria municipal de Saúde, o mesa-tenista, de 48 anos, está em coma induzido.

Como o Parapan não contou com patrocínio de plano de saúde privado - ao contrário do Pan, cujos atletas foram atendidos pela Golden Cross - Carlos foi atendido na Vila ParapanAmericana por médicos do Corpo de Bombeiros, que o levaram para o Miguel Couto.

Em nota, o Comitê Organizador Rio 2007 (CO-Rio) informou que todos os procedimentos adotados no atendimento ao argentino estão de acordo com o previsto. O comunicado ressalta que, segundo o chefe médico do CO-Rio, João Grangeiro, a terapia intensiva no paciente foi iniciada na unidade do Corpo de Bombeiros. Até o fim do mês, o CO-Rio arcará com todas as despesas de hospedagem, transporte e comunicação do membro do Comitê Executivo do Comitê Paraolímpico Internacional José Luis Campo e da mulher de Carlos Maslup, que permanecerão no Rio acompanhando o estado do paciente.

A Secretaria de Saúde nega que o estado de saúde de Carlos tenha se agravado por causa da demora na sua internação no CTI. Ainda de acordo com a secretaria, o atleta não foi levado para o Hospital Lourenço Jorge (mais próximo da Vila doParapan) porque a unidade não tem serviços de neurocirurgia.

Para o cônsul-geral da Argentina no Rio, Luis Eugenio Bellando, não há o que reclamar do atendimento ao atleta: - Ele foi atendido com rapidez e os médicos do hospital estão fazendo o possível para melhorar seu estado de saúde.

O vereador Márcio Pacheco (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência da Câmara, visitou o atleta: - O Rio provou que não está preparado para atender os deficientes físicos - disse.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial