16.5.08

Atleta com próteses nas pernas pode disputar Olimpíada

Olimpíada 2008
Atleta com próteses nas pernas pode disputar Olimpíada
Sul-africano Oscar Pistorius havia sido proibido de disputá-la

Fonte: http://www.lancenet.com.br/

O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS, em francês) liberou o atleta sul-africano Oscar Pistorius, conhecido como “Blade Runner”, que corre com próteses nas duas pernas, a disputar os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.

No início do ano, o Conselho da IAAF (Federação Internacional de Atletismo) vetou a presença de Pistorius em competições organizadas sob as regras da entidade, com base nos estudos de um cientista alemão, que considerou que o corredor dos 400m rasos obtém vantagens com suas próteses de fibra de carbono.

O sul-africano recorreu da decisão, e o TAS afirmou que o atleta não leva vantagem alguma por usar as próteses. Oscar Pistorius apresentou um relatório baseado nos estudos que sua própria equipe de cientistas preparou, o que foi fundamental para a liberação do atleta para a disputa dos Jogos Olímpicos.

“Vários institutos americanos responderam que não estavam obrigatoriamente de acordo com os resultados dos testes do laboratório alemão”, disse Pistorius.

Pistorius poderá disputar a prova dos 400 metros nos Jogos de Pequim, desde que obtenha o índice classificatório, ou ser selecionado para o revezamento 4x400m - neste caso, independentemente de seu tempo.

***

Que viva a África do Sul!

PAULO VITOR FERREIRA

Estava terminando de escrever uma pequena matéria sobre o seminário no IBDD ministrado pelas professoras Sarah Couto César e Bianca Fátima Cordeiro quando o advogado Bruno Salvaterra deu a bela notícia de que o velocista sul-africano Oscar Pistorius, conhecido como ‘Blade Runner’ por correr com próteses nas pernas, vai poder participar da Olimpíada de Pequim, em agosto. Vibrei com a informação. A liberação do Tribunal Arbitral do Esporte é um fantástico avanço intelectual.

Alguns dentro do movimento paraolímpico não aprovam a decisão de Pistorius de disputar uma competição para atletas sem deficiência e deixar de lado a Paraolimpíada. Não é o meu caso. O velocista notou de maneira brilhante que teria potencial para disputar de igual para igual com outros sem comprometimento físico e foi à luta.

Oscar Pistorius é o exemplo de que a pessoa com deficiência pode ter destaque em qualquer profissão. É a prova de que a pessoa com deficiência pode (e deve) mostrar sua competência em qualquer segmento. Pistorius dá esperança para aqueles que acreditam numa sociedade menos excludente e preconceituosa. Além de Pistorius, a nadadora sul-africana Natalie Du Toit, amputada de parte da perna esquerda, vem assombrando o mundo e conquistou índice olímpico. A África do Sul está se transformando no berço de grandes atletas, sinônimos de superação. Oscar e Natalie são os Hefestos pós-modernos! Viva a África do Sul!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial