16.6.08

O Haiti é aqui!

Escrevi um texto com o título O Haiti é aqui?, com ponto de interrogação, em 09/03/2006, quando o Exército ocupou a cidade atrás de armas que lhe foram roubadas. Hoje, com o mesmo título, agora com ponto de exclamação, numa afirmativa, reproduzo abaixo alguns trechos que considero atuais e pertinentes aos últimos acontecimentos no Rio de Janeiro, terríveis, envolvendo militares:

Segurança nacional e segurança pública hoje estão inter-relacionadas porque igualmente deterioradas, como resultado de um esforço deliberado para tal … : “Os neoliberais resolveram acabar com o Estado, e, sem Estado, ninguém consegue impor, em nome da sociedade, a autoridade da lei”.

***

No campo da segurança pública basta lembrar o recente episódio da guerra da Rocinha para constatarmos inclusive a comprometedora ausência das forças policiais, que abandonaram a comunidade à própria sorte.

***

Estamos vivendo é um momento de esculhambação total, com a falência das instituições, e precisamos agir para que o Brasil não se transforme num Haiti gigante, tendo o Rio como sua capital da baderna.

***

O Exército está fora de sintonia com a realidade porque não percebeu que esta guerra, que pensa estar travando hoje nas favelas cariocas, já está dentro da caserna há muito tempo e a maior demonstração disso é a evidência de que o assalto contou com a participação de ex-militares da própria guarnição.

(Clique aqui para ler o artigo na íntegra)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial