13.11.08

Lançamento de livro discute direitos da criança e do adolescente no Museu da República

Evento terá debate, mostra de fotos e apresentações musical e circense

A Rede Tdh Brasil lança o livro “Vozes: Crianças e Adolescentes no Monitoramento da Convenção Internacional dos Direitos da Criança” e promove debate sobre o tema, a partir das 18h30m de quarta-feira, dia 19, no Museu da República (Rua do Catete, 153, Catete). O evento celebra o aniversário de 19 anos da Convenção Internacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, comemorado em 20 de novembro, e reafirma sua importância para a promoção dos direitos da criança e do adolescente.

Organizada pela Rede Tdh Brasil, com o apoio da Fundação Terre des hommes Lausanne e em parceria com a ANCED (Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente), a publicação reúne reflexões sobre como as crianças e adolescentes vêem os seus direitos, com base nos princípios da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.

De acordo com a convenção, a participação de crianças e adolescentes é um princípio a partir do qual se pode garantir o cumprimento dos outros direitos. Desta forma, a publicação apresenta as opiniões de 200 crianças sobre a presença ou ausência desses direitos em suas vidas, formando uma espécie de painel sobre alguns aspectos da infância no país e trazendo a opinião de crianças que vivenciam situações diversas (situação de rua, abrigo, cumprimento de medidas sócio-educativas, etc) nos estados do Rio de Janeiro, do Ceará e do Maranhão.

As opiniões das crianças também vão estar presentes em um relatório da sociedade civil sobre o cumprimento da Convenção. O relatório será encaminhado ainda este ano ao Comitê Internacional dos Direitos da Criança da ONU, que monitora as ações desenvolvidas por cada país relativas à promoção desses direitos.

A abertura do evento contará com mostra de fotografias sobre a construção da ação promovida pela Rede Tdh Brasil, realizada por crianças e adolescentes do Rio de Janeiro, Fortaleza e São Luís e será seguida de debate e das apresentações do Circo da Baixada e da Orquestra Mirim. Entre os participantes da mesa, está o representante de Terre des hommes no Brasil, Anselmo de Lima; o coordenador do Circo Baixada e articulador da Rede Tdh; José Cândido de Oliveira Boff; e a assistente social Gláucia de Souza Brito, especialista em gestão de projetos em atenção às famílias vítimas de violência doméstica e de parceiros na região Sudeste.

Convenção - Há 19 anos o mundo reconhecia os direitos de todas as crianças e adolescentes. No dia 20 de novembro de 1989, a Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção dos Direitos da Criança como marco internacional para a defesa e promoção dos direitos deste segmento. Ratificada por 192 países, entre eles o Brasil, a Convenção é o instrumento de direitos humanos mais aceito na história universal. Entre as principais inovações propostas pelo documento está o foco no interesse superior da criança, na não discriminação, no desenvolvimento e o reconhecimento do direito à participação das crianças e adolescentes na vida social.

Sobre a Rede Tdh Brasil - De origem suíça, a Fundação Terre des hommes (Tdh) tem experiência em mais de vinte anos de trabalho no Brasil, incentivando e apoiando ações em rede de organizações governamentais e não governamentais em favor de crianças e jovens em situação de rua e suas famílias. Terre des hommes atua com o foco na construção de sinergias entre os principais atores da área da infância e da juventude através da articulação de redes de organizações e no desenvolvimento com atores locais a partir da formação e na busca de mudanças estruturais para implementar políticas que respeitem os direitos das crianças e dos adolescentes.

Atualmente, a Tdh está presente em três estados: Ceará, Maranhão e Rio de Janeiro. Em uma forma inédita de trabalho, a Tdh tem estimulado a formação da Rede Tdh Brasil, composta pelos projetos e garantindo uma intervenção conjunta. São integrantes da Rede Tdh Brasil: a Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH) e Circo Baixada, no Rio de Janeiro; Associação Curumins, no Ceará; e o projeto Justiça Juvenil em São Luís, no Maranhão.

Mais informações - Fundada por Edmond Kaiser, em 1960, a Terre des hommes tem sede em Lausanne, na Suíça, e desenvolve projetos e programas em 32 países, como Afeganistão, Albânia, Argélia, Bangladesh, Colômbia, Egito, Equador, Etiópia, Guiné, Haiti, Índia, Kosovo, Líbano, Madagascar, Marrocos, Mauritânia. Moçambique, Nepal, Palestina, Romênia, Senegal, Sri Lanka, Suíça, Togo, Vietnam, além do Brasil. Atualmente são desenvolvidos 130 projetos e há aproximadamente 2.000 profissionais da Tdh na ação direta, sendo que 93% de seus recursos são destinados a três áreas: saúde e nutrição da mãe e da criança, direitos das crianças, crianças em conflito com a lei, crianças em situação de risco, especialmente as que vivem nas ruas e as vítimas de guerra.

Local: Museu da República: Rua do Catete, 153, Catete

Assessoria de Imprensa:
Maria Beatriz Fafiães (2625-6586/ 9746-4146)
Maria Teresa Senise (2541-3524/ 9435-4930)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial