6.3.09

Mostra de cinema para pessoas com deficiência auditiva e visual no CCBB do Rio

Agência Inclusive, 05/03/2009:

Mostra de cinema para pessoas com deficiência auditiva e visual no CCBB do Rio

Pelo sexto ano consecutivo, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro abriga a mostra Cinema Nacional Legendado, que, desde de setembro 2007, além das pessoas com deficiência auditiva, contempla também as com deficiência visual, através do sistema de audiodescrição. Como nos anos anteriores, em 2009, serão exibidos sempre dois filmes por mês.

A mostra Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito acontece sempre aos sábados, às 17h, com entrada franca. Em março, os filmes selecionados para a mostra são: O documentário “Sentidos à flor da pele” dias 07 e 21 e o filme “Meu tio matou um cara” dias 14 e 28.

A mostra é uma iniciativa da fonoaudióloga Helena Dale, em parceria com a ARPEF (Associação de Reabilitação e Pesquisa Fonoaudiológica) e com o Centro de Produção de Legendas (CPL). Para agregar a audiodescrição, a mostra contou com o apoio determinante do CCBB Rio, que equipou sua sala de cinema com 40 fones sem fio adaptados com tecnologia avançada, que descreve as cenas dos filmes para quem não pode ver o cenário, figurinos, expressões, etc. Com este processo, que grava e transmite as “imagens” por fones às pessoas com deficiência visual, o filme pode ser repetido inúmeras vezes. Antes desta mostra, a audiodescrição era feita ao vivo, por atores especialmente treinados para narrar o que se vê nas telas.

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO 2008

DIAS 07 e 21 - “Sentidos à flor da pele”

Exibições com legenda oculta e audiodescrição
Gênero: Documentário
Ano: 2008
Direção: Evaldo Mocarzel
Produção Executiva: Zita Carvalhosa
Roteiro: Evaldo Mocarzel e Marcelo Moraes
Montagem: Marcelo Moraes
Direção de Produção: Afonso Coaracy
Direção de Fotografia: Paulo Jacinto dos Reis e Jacques Cheuiche
Fotografia Adicional: Gustavo Hadba
Edição de Som: Miriam Biderman, Ricardo Reis e Ana Chiarini
Pesquisa e Produção de Finalização: Letícia Lemos T.
Assistência de Câmera: Fabiano Pierri
Assistência de Produção: Paula Mazini
Secretária de Produção: Diana Oliveira

Sinopse

Sentidos à Flor da Pele acompanha a rotina de vida de deficientes visuais que atuam de modo nada convencional no mercado de trabalho. Vivemos num mundo cada vez mais dominado por imagens. A perda parcial ou total da visão promove um aprofundamento na fruição dos outros sentidos, que se tornam muito mais aguçados. O tema principal do filme são as capacidades, habilidades, inúmeras possibilidades de inclusão, também estímulos, compreensão e a luta contra todo tipo de preconceito.

DIAS 21 e 28 - “Meu tio matou um cara”

Exibições com legenda Oculta
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 87 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2005
Estúdio: Natasha Filmes / Casa de Cinema de Porto Alegre
Distribuição: Fox Film do Brasil
Direção: Jorge Furtado
Roteiro: Jorge Furtado e Guel Arraes, baseado em livro de Jorge Furtado
Produção: Paula Lavigne, Guel Arraes, Nora Goulart e Luciana Tomasi

Sinopse

Éder (Lázaro Ramos) é preso ao confessar ter matado um homem. Duca (Darlan Cunha), um menino de 15 anos que é sobrinho de Éder, quer provar a inocência do tio. Ele tem certeza que o tio está assumindo o crime para livrar a namorada, Soraya (Deborah Secco), ex-mulher do morto. Duca também quer conquistar o coração de Isa (Sophia Reis), uma colega de escola que parece estar mais interessada em seu melhor amigo, Kid (Renan Gioelli). Para conseguir provar sua teoria, Duca recebe a ajuda de Isa e Kid nas investigações.

Elenco

Aílton Graça (Laerte); Darlan Cunha (Duca); Deborah Secco (Soraya); Dira Paes (Cléia); Lázaro Ramos (Éder); Sophia Reis (Isa); Renan Gioelli (Kid), entre outros.

CINEMA NACIONAL LEGENDADOE AUDIODESCRITO

Local: CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
Rua Primeiro de Março, 66 - 1º andar - Centro - Rio de Janeiro.
Sábados, às 17 horas
Entrada Franca - Distribuição de senhas - 1 hora antes da sessão
Informações: 21. 3808-2020

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial