4.11.09

I Seminário de Educação da Maré

A Redes de Desenvolvimento da Maré, juntamente com oito escolas públicas do bairro Maré, a IV Coordenadoria Regional de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, convidam para o I Seminário de Educação da Maré: Refletindo sobre o Ensino Fundamental, a ser realizado em 07 de novembro de 2009.

O evento é uma construção coletiva pioneira, que surgiu a partir da necessidade de refletir sobre os dados de desempenho escolar apresentados pela Secretaria Municipal de Educação, no ano de 2009. Ele tem como objetivo refletir e analisar a educação na Maré, possibilitando a construção de caminhos futuros para alterar a realidade educacional local. Sua meta é formular um plano conjunto de ações para o bairro, a partir das proposições dos profissionais de educação ali atuantes, o que valoriza a escola pública e os seus profissionais e constrói reais possibilidades de superação das dificuldades encontradas no Ensino Fundamental, principalmente em espaços populares.

Seus objetivos específicos são:

• Refletir sobre os desafios de se definir um trabalho educativo conjunto no bairro Maré, voltado para a melhoria do desempenho dos alunos de ensino fundamental.
• Propiciar o encontro e a integração do conjunto dos profissionais de educação atuantes na Maré, a fim de trocarem experiências e pensarem formas de enfrentamento dos desafios postos no momento.
• Documentar e difundir, por meio da produção de uma publicação, as reflexões e definições do I Seminário de Educação da Maré: refletindo sobre o Ensino Fundamental.
• Definir metas e ações estruturantes, no campo da educação, voltadas para o bairro Maré.
• Deliberar, por unidade educacional, prioridades e projetos que contribuam para a melhoria dos níveis de domínio da palavra com baixo desempenho nas avaliações realizadas pela SME no ano 2009.
• Construir um Fórum de Educação da Maré, com o objetivo de realizar estudos, reflexões e debates que apontem para a melhoria da qualidade da educação no bairro Maré.

Dessa forma, o I Seminário de Educação da Maré: Refletindo sobre o Ensino Fundamental ajudará a ampliar a compreensão sobre as reais condições educacionais dos alunos matriculados nas escolas da Maré e contribuirá para o enfrentamento, de maneira partilhada, com o conjunto de instituições públicas de ensino fundamental, dos desafios presentes na realidade educacional local, que inaugurará uma nova dinâmica de enfrentamento de problemas estruturais da educação no bairro Maré.

Espera-se que participe desse evento professores, diretores, coordenadores pedagógicos, estagiários, pais e voluntários das 16 escolas de ensino fundamental que atendem a Maré, educadores de Projetos Sociais parceiros das escolas e profissionais da Rede de Proteção ao Educando e do Polo de Atendimento Extraescolar da Maré, além de moradores e demais interessados.

Outra proposta, que também será fruto do seminário, é a publicação “Escola, Violência e Segurança Pública: Caminhos Possíveis para a Melhoria da Educação na Maré”, cujo objetivo é socializar os resultados das avaliações dos alunos das 16 escolas de ensino fundamental localizadas na Maré. Esta iniciativa pretende contar com a participação dos profissionais de educação atuantes na região, a partir de suas reflexões e relatos de suas experiências nas escolas.

Entidade organizadora:

Redes Desenvolvimento da Maré
Uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que possui uma longa tradição de trabalhos nas áreas da educação, da cultura, das artes, da comunicação e da mobilização comunitária, atuando preferencialmente no território da Maré, abrangendo o conjunto de 16 favelas ali existentes. O eixo central de sua estratégia de atuação acontece a partir da articulação de diferentes instituições – públicas, privadas, comunitárias e não-governamentais – que, de maneira partilhada, definem ações em rede que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos 132.000 (cento e trinta e dois mil) moradores da região. Já participou da organização de eventos importantes para a cidade, como o Viva a Criança Viva, a Conferência Livre na Maré sobre Segurança Pública e o Ato Público Outra Maré é Possível: pela Valorização da Vida e o Fim da Violência.

Especificamente sobre Educação, a Redes prioriza a elaboração e realização de projetos sociais que, articulados com as escolas públicas da região, possam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, garantindo às crianças de origem popular perspectivas de ampliação do seu universo social, cultural e intelectual. A experiência acumulada pelo conjunto dos profissionais atuantes nas escolas da Maré, em especial a partir das aprendizagens possibilitadas pelo trabalho do Programa Criança Petrobras na Maré, reforça o direcionamento para uma atuação que priorize a reflexão e a formação do conjunto de agentes sociais, de dentro e de fora da escola, que atuam nas realidades da Maré, possibilitando mudanças no cotidiano escolar, no sentido de garantir aos profissionais da educação condições adequadas de trabalho e aos alunos condições adequadas de ensino-aprendizagem, a partir de uma boa freqüência e de um adequado desempenho escolar.

Dados do seminário:

Data: 07 de novembro de 2009
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Ciências da Saúde – CCS – na Ilha do Fundão
Auditório: Auditório Quinhentão

Mais Informações:

Tel: (21) 3105-5623
Edital e Inscrição:
http://seminarioeducacaomare.blogspot.com/
E-mail: seminarioeducacaomare@gmail.com

Programação:

8h às 9h
Credenciamento dos Participantes/Atividade Cultural

9h às 9h40m
Mesa de Abertura:
Apresentação dos Trabalhos do Dia.
- Secretaria Municipal de Educação ( Com a presença da Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin. )
- IV CRE
- Redes de Desenvolvimento da Maré.

9h40m às 10h
Intervalo

10h às 11h30m
Mesa: A Educação nos Espaços Populares:
O cotidiano escolar em debate

Palestrantes:
- Mariane Campleo Koslinski - Professora da Faculdade de Educação da UFRJ e pós-doutoranda no Observatório das Metrópoles - IPPUR/UFRJ
- Professor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiros - IPPUR - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e coordenador do Observatório das Metrópoles.

11h30m às 12h30m
Apresentação do desempenho dos alunos das 16 escolas de ensino fundamental da Maré

12h30m às 13h30m
Almoço

13h30m às 15h
Grupo de Trabalho por escola

15h às 17h
Plenária Geral de apresentação por escola

17h
Encerramento dos Trabalhos
Atividade Cultural

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial