17.10.10

Fora Serra! Já?

Blog ESTE MUNDO POSSÍVEL, 16/10/2010:

FORA SERRA! JÁ?

ALTAMIR TOJAL

Notas sobre o segundo turno:

“Fora Serra!”

Um sintoma do desconforto de correligionários de Dilma Rousseff com o resultado do primeiro turno é que já se começa a ouvir e ler o slogan “Fora Serra!”, embora ainda faltem duas semanas para a votação do segundo turno.

A sustentação do slogan é a acusação de golpismo da mídia a favor de José Serra. A mídia foi boa quando ajudou o PT a chegar ao poder. Passou a ser golpista quando noticiou o mensalão e outros abusos do governo. A democracia também foi boa quando levou o PT ao poder. Mas se os eleitores escolherem a oposição, será golpe. Aí, fora Serra! Isso é que é cair do salto alto.

Militância na UTI

Há nos jornais um apelo dos líderes da campanha de Dilma para que a “militância” vá para as ruas conquistar votos. O problema é que o PT profissionalizou a militância. Agora a militância está doente, contaminada pela lógica do poder e do capital. Este foi um dos incontáveis erros políticos do PT no poder.

Tente imaginar como teria sido a história do Brasil se os militantes precisassem de ônibus, lanche, pro-labore, emprego público, bolsas e contratos com o governo para irem para a rua protestar contra a Ditadura ou lutar pelas Diretas. Até hoje teríamos um general no Planalto.

Manifesto dos professores de filosofia

Recebi um manifesto de professores de filosofia a favor de Dilma. O texto se socorre pateticamente de Kant e propõe aos intelectuais o exame “racionalmente responsável” (sic) de projetos e ações. Repete a técnica goebbeliana de acusar a oposição de desprezo aos programas sociais. E omite os erros políticos do PT, a começar pela desmoralização da militância. Quem quiser pense em outros. Não são esses professores de filosofia que vão se dar ao trabalho de pensar.

(Saiba mais)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial