20.10.10

Nau Catarineta inclusiva

Cia. Livre Acesso apresenta Nau Catarineta

Grupo inclusivo de dança e teatro promove integração de pessoas com deficiência

Apresentações nos dias 23, 24, 30 e 31 no Parque das Ruínas em Santa Teresa

A Cia. Livre Acesso, grupo inclusivo de teatro e dança que reúne adultos e jovens com e sem deficiência, apresenta o espetáculo “Nau Catarineta” no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, nos dias 23, 24, 30 e 31 de outubro, as 16h. O espetáculo conta com 22 atores em cena - dos quais 19 com deficiências mentais e/ou físicas. A direção geral do espetáculo é de Helena Tojal. O ingresso é um quilo de alimento não perecível que serão doados para duas instituições assistenciais: Mundo Novo da Cultura Viva, para meninas em Mesquita, e e Lar Cristão Mathilde de Oliveira, para senhoras em Campinho.

A “Nau Catarineta” é uma xácara (narrativa popular em versos), que conta as peripécias de uma longa travessia marítima, a calmaria que esgotou os mantimentos, a sorte para sacrificar um dos tripulantes, a presença da tentação diabólica e a intervenção divina, levando a embarcação a bom porto. A lenda é apresentada entremeada por ritmos folclóricos brasileiros, como a ciranda, o frevo, a capoeira e outras canções populares.

A Cia. Livre Acesso tem como objetivo promover a integração de jovens e adultos com qualquer tipo de deficiência ao mundo social, em todos os âmbitos, a partir da apresentação de espetáculos de teatro e dança, o que desenvolve a auto-estima dos participantes e também amplia seus aspectos sociais, comportamentais e intelectuais. Todos participam igualmente das atividades propostas com as mesmas responsabilidades como atores e/ou bailarinos.

“Queremos promover a cultura e desenvolver as potencialidades artísticas dos participantes, por meio do aprimoramento de suas capacidades de expressão, relacionamento, espontaneidade, imaginação e percepção”, explica a arte-educadora Helena Tojal.

A Cia. Livre Acesso tem sede e ensaia na Escola Livre de Artes no Circo Voador, na Lapa, às 4ªf, das 15h às 17h, e às 5ªf, das 16h às 18h.

Ficha técnica:
Helena Tojal (direção geral)
Stefânio Vieira (assistente de direção e maquiador)
Leila Abrahão (preparação corporal)
Graça Coelho (administração e psicopedagogia)
Marta e Miriam -Ateliê Baú de Panos (figurinos)
Cia Livre Acesso (cenário)

SERVIÇO

Nau Catarineta
Censura livre
Dias: 23, 24, 30 e 31 de outubro
Horário: 16 horas
Local: Parque das Ruínas - rua Murtinho Nobre , 169 - Santa Teresa
Lotação: 80 lugares
Duração: 40 minutos
Ingressos: 1 quilo de alimento não perecível.

O que for arrecadado será doado para duas instituições assistenciais:
Mundo Novo da Cultura Viva - Rua Adolfo de Albuquerque, 298 - Chatuba - Mesquita (meninas carentes) e Lar Cristão Mathide de Oliveira (senhoras idosas) - Rua teles, 69 - Campinho RJ .

Informações: 8855-7273 / 2222-1266 (Helena Tojal)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial