18.6.11

Audiodescrição na TV Brasileira

Inclusive, 17/06/2011:

Lançamento do recurso da audiodescrição na TV Brasileira

No próximo dia 20 de junho (segunda-feira) será feito o anúncio oficial do recurso da Audiodescrição na TV Brasileira, com a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo e do secretário nacional de promoção dos direitos da pessoa com deficiência, Antonio José.

A Portaria n. 188 entra em vigor a partir do dia 1º de julho, estabelecendo que as emissoras de televisão (com sinal digital) terão que apresentar pelo menos duas horas semanais o recurso da Audiodescrição nas programações. Entende-se por Audiodescrição toda a narração, em língua portuguesa, integrada ao som original da obra audiovisual, contendo descrições de sons e elementos visuais e quaisquer informações adicionais que sejam relevantes para possibilitar a melhor compreensão desta por pessoas com deficiência visual e intelectual.

O recurso da narração terá que estar disponível na função SAP (Programa Secundário de Áudio). Os filmes, documentários e programas transmitidos em outro idioma, também terão que ser integralmente adaptados, com dublagem do diálogo ou voz do narrador.

Essa iniciativa é a primeira na América Latina.

Programação
14h às 15h30 – Palestra dos especialistas Lívia Maria Villela de Mello Mota e Paulo Romeu;
15h30 às 16h30h – Anúncio da implementação da Audiodescrição na TV aberta Brasileira;
16h30 – Encerramento da cerimônia.

Serviço
Local: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (Setor Comercial Sul – Edifício Parque Cidade – Torre A – 8º andar – Auditório).
Data: Segunda-feira, 20 de junho de 2011.
Contato: Luana Rodrigues (61) 2025-7901

(Saiba mais)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial