17.10.11

Portal Pessoa com Deficiência

Hoje em Pauta, 16/10/2011:

Andrei Bastos

Governo federal lança website voltado para inclusão e acessibilidade

Para membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, trata-se de uma vitória histórica no país

Por Isabela Pimentel
Clínica Literária

Com o objetivo de reunir informações sobre acessibilidade e inclusão social, a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo Federal lançou, no ultimo mês, o Portal Pessoa com Deficiência http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app.

A criação do site faz parte das ações da Secretaria dos Direitos Humanos, em prol da articulação de políticas públicas em defesa das pessoas que possuem necessidades diferenciadas. A política nacional para a pessoa com deficiência, instituída na Convenção sobre os Direitos da Pessoa com deficiência foi aprovada pelo Congresso Nacional, em 2008.

O portal apresenta projetos das Comissões Técnicas, além de indicadores, programas, ações, eventos e informações sobre o universo da acessibilidade. Além disso, merecem destaque a área de publicações, com artigos, leis e informações sobre as políticas focadas em inclusão social e a área “pauta inclusiva”, com notícias atualizadas.

Para Andrei Bastos, jornalista e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, o lançamento do site pelo Governo Federal significa, além de uma vitória política do movimento de pessoas com deficiência, uma conquista da acessibilidade e inclusão proporcionadas pela tecnologia.

- Com os recursos de que dispõe, a internet é a janela para o mundo e para o conhecimento para uma quantidade enorme de deficientes com restrições visuais ou motoras.

Bastos afirma que o portal contribuirá para a adoção de políticas de comunicação mais inclusivas, devido a seu potencial de alcance, pois se apresentará como um canal de difusão de questões referentes aos direitos das pessoas com deficiência.

Um longo caminho

O jornalista explica que a comunicação voltada para a acessibilidade ainda apresenta grandes gargalos no Brasil e cita a falta de apoio de patrocinadores como uma das maiores dificuldades:

- A maior dificuldade dessa comunicação é o preconceito dos grandes patrocinadores que não querem associar suas marcas às deficiências, o que impede a conquista da escala necessária para se levar informação e lazer para os muitos milhões de deficientes brasileiros, declara.

Bastos ressalta a necessidade de existência de ações focadas neste público, especialmente por parte dos anunciantes e patrocinadores de ações e eventos. Ele afirma que, segudo a Febraban – Federação Brasileira de Bancos, as pessoas com deficiência movimentam aproximadamente R$ 100 bilhões por ano.

Casos de sucesso

Apesar da falta de apoio e patrocínio, muitas publicações com foco na promoção da acessibilidade ganharam destaque, como a revista Sentidos (http://revistasentidos.uol.com.br/), Inclusive (http://www.inclusive.org.br/), Rampa de Acesso (http://www.rampadeacesso.com/) e o site Bangala Legal (http://www.bengalalegal.com/).

Sites colaborativos e blogs sobre o tema também atraem o público com informação atualizada e de qualidade sobre o tema, a exemplo do Mão na Roda (http://maonarodablog.com.br/), Blog da Audiodescrição (http://blogdaaudiodescricao.blogspot.com/), Surf Adaptado (http://andresinhocarioca.blogspot.com/).

Para você, qual a importância de uma comunicação voltada para a acessibilidade?

Para conhecer mais os projetos do Jornalista Andrei Bastos em prol da acessibilidade, acessse o blog http://blog.andrei.bastos.nom.br/

***
Esta matéria também foi publicada em:

Clínica Literária

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial