11.12.12

Feliz Natal ZN!

Folha ZN, 10/12/2012:

Cidadania e Inclusão Social
ANDREI BASTOS

Presente de Natal

OS BRASILEIROS GANHARAM SEU MELHOR PRESENTE DE NATAL com o julgamento do mensalão pelo STF. Com as penas dadas a políticos e empresários poderosos, acabou a tradição perversa de impunidade para os crimes de colarinho branco que sempre penalizou nossa sociedade. Mas, é preciso que cada um de nós se conscientize de que essa impunidade só acabará em todos os níveis – federal, estadual e municipal – e não voltará, se mantivermos vigilância sobre nossos governantes e parlamentares, denunciando sempre seus malfeitos e não votando em fichas sujas. Afinal, eles estão na vida pública para servir ao Estado e à população e não o contrário, como muitos querem.

Direitos da pessoa com deficiência
A 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA acontece em Brasília quando esta edição da Folha ZN chega a vocês, e eu participo dela. “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: novas perspectivas e desafios” é o seu tema, com quatro eixos de debate: “Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional”; “Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia”; “Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses”; “Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados”.

Pela responsabilidade pública
A SRP – SOCIEDADE PELA RESPONSABILIDADE PÚBLICA É UMA ONG que “se propõe a acolher e apoiar reclamações de cidadãos e organizações por indenizações e pela responsabilização de autoridades, seja por omissão, incúria ou dolo. Buscará, também, o aprimoramento da legislação, a começar pela criação de uma Lei de Responsabilidade Social ou Lei de Defesa do Cidadão”. A Ong foi criada por um grupo de advogados e jornalistas, do qual faço parte, por causa da tragédia na Região Serrana em 2011. Espero que não tenhamos novas trágicas motivações neste verão.

ANDREI BASTOS é jornalista e integra a Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ.
Blog: www.andreibastos.com.br/blog – Email: contato@andreibastos.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial