22.6.13

A CRISE DA REPRESENTAÇÃO NA DEMOCRACIA

Nós, da Chapa 1, escolhemos o nome Linha Direta com Jornalistas justamente por percebermos tal crise de representatividade também no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Escolhemos esse nome porque, mesmo antes das manifestações, nos convencemos de que nosso Sindicato precisa renovar sua estrutura e seus quadros. É preciso escutar os novos colegas, que ingressaram recentemente no mercado de trabalho e que, certamente, estiveram presentes nas ruas brasileiras, com um cartaz ou com microfone ou câmera na mão.

Acompanhamos nas duas últimas semanas a onda de manifestações que varreu o país e que, “de repente”, colocou em xeque as formas de representação cristalizadas na sociedade brasileira (partidos, sindicatos, parlamento etc.). Nas ruas, centenas de milhares de jovens – fala-se em mais de um milhão – não têm unidade de propostas, naquilo que querem exatamente, mas estão seriamente convictos sobre o que não querem mais.

Esses jovens, e todas as outras pessoas que se juntaram a eles, não querem mais corrupção, não querem mais suas prioridades para investimentos públicos (saúde, educação, habitação, emprego etc.) ignoradas pelos governantes. Enfim, não querem mais essa democracia indireta que lhes é concedida, essa participação difusa que só acontece nas eleições, periodicamente. Os filhos do wifi e da internet querem opinar na hora, agora, sobre tudo, e querem ser ouvidos também na hora, agora, sobre tudo.

Foi nesse sentido que decidimos focar a proposta da nossa Chapa 1 no resgate da identidade entre o sindicato e uma categoria que mudou muito nos últimos anos, e queremos legitimar canais de participação e filiação remota, via internet, formar uma rede de colaboradores capaz de assumir, em nome do sindicato, iniciativas de interesse dos jornalistas, realizar um Congresso que reforme o estatuto, para possibilitar uma participação mais direta e democrática dos jornalistas na gestão sindical.

Tudo isso está na lista das vinte propostas prioritárias do projeto Linha Direta com Jornalistas, e também queremos condições suficientemente seguras para trabalharmos em situações de conflito nas ruas. Ainda assim, seguimos abertos para a ampliação do nosso programa – basta entrar em contato!

E-mail: linhadiretacomjornalistas@gmail.com

A Passeata dos 300 Mil na Avenida Presidente Vargas, dia 20/06 (Foto: Paulo Jacob/O Globo Online)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial