2.7.14

História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil


HISTÓRIA DO MOVIMENTO POLÍTICO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL
• Comdef-Rio promove debate dia 16 de julho em parceria com Midrash
• Encontro inclui exibição de filme com recursos de acessibilidade comunicacional


A História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil é o tema do evento que o Midrash Centro Cultural promove em parceria com o Comdef-Rio (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro). O encontro começa com a apresentação de um documentário sobre a trajetória do movimento. O filme será exibido com recursos de acessibilidade comunicacional: audiodescrição, legenda e interpretação em Libras. Em seguida, será realizada a palestra de Izabel Maior (ex-Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República) e Andrei Bastos (presidente do Comdef-Rio). O evento acontece no dia 16 julho, às 20h, com entrada franca.

Lançado em 2010, o documentário História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil, de Aluizio Salles Junior/Fazenda Filmes, é uma produção da Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI e da Secretaria de Direitos Humanos, na gestão da secretária Izabel Maior. Graças a seus recursos de acessibilidade, será a primeira vez que o Midrash exibirá um filme com essas características, de forma a permitir a participação de pessoas com deficiência auditiva e visual em igualdade de condições.

O documentário monta-se a partir da memória e da documentação de 25 ativistas pioneiros, pessoas decisivas para as conquistas, que refizeram o percurso árduo de um segmento socialmente invisível. Os depoimentos revelam os esforços, as contradições do movimento, os avanços, os retrocessos e a necessidade de subverter a ordem para sensibilizar a sociedade e os governantes. O que se percebe é a busca incessante pela transformação cultural para ultrapassar a visão caritativa e encarar o desafio para a inclusão das pessoas com deficiência como uma questão de direitos humanos.

Reconstituir a trajetória do movimento político das pessoas com deficiência no país, tendo como ponto de partida os protagonistas dessa história, é um recurso fundamental para o seu desenvolvimento. Na luta contra a discriminação, na busca incansável pela inclusão, na disputa política e de transformação cultural, essa história forjou-se no dia a dia. O lema dos seus participantes é “Nada sobre nós, sem nós”.

Quem são

Izabel Maior | Médica e docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em fisiatria – UFRJ e especialista em bioética – UnB. Ex-Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, de 2002 a 2010. Participou diretamente da elaboração da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência na ONU e liderou o processo de ratificação da Convenção com equivalência à emenda constitucional. Coordenou a elaboração dos Decretos da Acessibilidade, do Cão-Guia, dentre outros. Idealizou o projeto História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil, lançado em 2010. Atua no movimento de luta das pessoas com deficiência desde 1977. É conferencista, consultora, autora nos temas: inclusão das pessoas com deficiência, políticas públicas, direitos humanos e acessibilidade. Recebeu em 2010 o inédito prêmio da Organização dos Estados Americanos – OEA, em “Reconhecimento por seu trabalho para um Continente Inclusivo” e o reconhecimento da ONU pela gestão da acessibilidade na Conferência Rio+20, em 2012.

Andrei Bastos | Jornalista do Correio da Manhã e O Globo, dirigiu sua própria agência de comunicação. Atuou nas ONGs IBDD e Terra dos Homens, integrou a Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, integra o Fórum Nacional de Educação Inclusiva e preside o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio. Publicou os livros Assimétricos e A inclusão de crianças com deficiência na educação infantil.

SERVIÇO

Filme + debate
História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil
16 de julho | gratuito
Com Andrei Bastos (Pres. do Comdef-Rio) e Izabel Maior (Ex-Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República)
Reservas: secretaria@midrash.org.br
Rua General Venâncio Flores, 184 – Leblon
www.midrash.org.br

***
Fonte: Blog do Comdef-Rio

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial