13.2.07

O Maraca está beleza!

Site do IBDD (www.ibdd.org.br), Notícias, 13/02/2007:

A Suderj informa: Torcedores com deficiência sem problemas no templo do futebol

Ao contrário do que a imprensa noticiou, o Estádio Mário Filho, vulgo “Maraca”, ou Maracanã para os não tão íntimos, encontra-se absolutamente acessível às pessoas com deficiência.

No dia 5 de fevereiro, antes de tomar qualquer providência de ordem judicial, os “torcedores profissionais” com deficiência do IBDD Alexandre Magnavita e Luiz Cláudio Pereira, acompanhados de Matias Costa, gerente de Esportes do Instituto, e de Luiz Cláudio Pontes, Superintendente de Política para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Estado e Assistência Social e Direitos Humanos - SEASDH, foram à Suderj para saber se as notícias que saíram nos jornais eram verdadeiras e, em caso afirmativo, quais teriam sido os motivos para reinaugurar o estádio sem a infra-estrutura necessária às pessoas com deficiência.

A Suderj abriu as portas do templo à visitação inquisidora e desarmou os espíritos prevenidos ao apresentar todos os setores do estádio devidamente adaptados para as pessoas com deficiência, conduzindo-nos a comprovar a adequação dos espaços.

O advogado Alexandre Magnavita, na qualidade de “maior conhecedor cadeirante do estádio” dentre os presentes, ficou extremamente feliz e, acima de tudo, muito bem impressionado com a qualidade da estrutura atual, e não contendo sua alma torcedora exclamou: O Maraca está lindo!!!

O único problema é ainda a inexistente sinalização dos acessos. Sobre isso, o representante da Suderj informou que já estão sendo providenciados os ajustes, que não foram feitos até agora em razão de o estádio ter sido reinaugurado às pressas para o Campeonato Carioca, sem que tivessem tempo de fazer os acabamentos.

Na averiguação, foi constatado que as cadeiras abaixo das arquibancadas contam com espaços reservados em quase todo o anel, com exceção das cadeiras cativas, e que todos os sanitários estão adaptados.

Nas arquibancadas, onde não existiam espaços destinados às pessoas com deficiência, foram reservadas nas laterais de cada túnel de entrada locais para pessoas com deficiência, sendo certo que ali também todos os banheiros estão devidamente adaptados.

Nas cadeiras especiais, localizadas na altura do meio campo do estádio, acima das cabines de rádio, também há um excelente espaço para pessoas com deficiência, além de sanitário adequado, onde instalaram um pequeno elevador para possibilitar o acesso.

A não ser a questão da sinalização, para a qual devemos estar atentos, o estádio está em perfeitas condições para receber o público com deficiência, podendo haver um ou outro problema isolado.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial