23.8.07

Morre no Rio atleta argentino Carlos Maslup

globoesporte.com, 23/08/2007:

Morre no Rio atleta argentino Carlos Maslup
Medalhista de bronze no tênis de mesa do Parapan, Maslup sofreu um AVC no domingo

Lydia Gismondi e Priscilla Ribeiro
Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na manhã desta quinta-feira a morte do atleta argentino, Carlos Maslup, medalhista de bronze no tênis de mesa do Parapan do Rio. Maslup, que tinha 48 anos, estava internado na CTI do Hospital Salgado Filho desde domingo, quando sofreu um AVC (acidente vascular cerebral). O laudo oficial com as causas da morte do paciente ainda não foi divulgado.

O cônsul argentino Luis Eugenio Bellando anunciou que o CO-Rio fará o translado do corpo do atleta para o repatriamento na Argentina, arcando com os custos da operação.

O atleta argentino, que esteve presente nas Paraolimpíadas de Atenas, começou a se sentir mal na madrugada de domingo. O primeiro atendimento ocorreu na Vila Parapan-Americana e depois o atleta foi levado para o hospital Miguel Couto, na zona sul da capital, mas como não havia vaga na Unidade de Tratamento Intensivo, o mesa-tenista deu entrada no hospital Salgado Filho, às 15h de domingo.

Depois de três dias em coma, a Secretaria Municipal de Saúde decretou oficialmente, na tarde da última quarta-feira, o diagnóstico de morte cerebral de Maslup. Segundo a instituição, foram realizados exames no paciente durante seis horas para definir o estado de morte cerebral

Instituto questiona atendimento a argentino
Órgão Brasileiro de Defesa dos Deficientes quer esclarecer o tratamento a Carlos Maslup

Das agências de notícias
No Rio de Janeiro

O Instituto Brasileiro de Defesa dos Deficientes (IBDD) quer esclarecer as circunstâncias do atendimento médico emergencial dado ao atleta argentino, Carlos Maslup. O medalhista de bronze no tênis de mesa no Pan do Rio sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) na madrugada do último domingo e está em coma no CTI do Hospital Municipal Salgado Filho.

Para o Instituto Brasileiro de Defesa dos Deficientes, a diferença do serviço de saúde oferecido nos Jogos Pan-Americanos e nos Parapan-Americanos pode ter prejudicado o socorro ao atleta. Para o assessor de comunicação do instituto, Andrei Bastos, a irregularidade começou com a retirada dos serviços da empresa privada de saúde que atendeu ao Pan.

- Nós consideramos que isso configura uma discriminação e evidentemente que isso trazia risco para os atletas para-olímpicos, já que eles não poderiam ser atendidos nos hospitais na rede privada de saúde, ficariam restritos à rede pública. Estamos vendo se é possível apurar responsabilidades, tanto na questão da empresa privada de saúde não dar assistência ao Para-pan, como no caso do atleta argentino, porque aí a coisa fica realmente muito mais séria - destaca Bastos.

Em nota oficial enviada pelo Comitê Organizador do Parapan, o chefe médico da competição, Dr. João Grangeiro, ressaltou que a terapia intensiva no paciente foi iniciada ainda na unidade do Corpo de Bombeiros, fato este considerado fundamental diante da gravidade do caso. Grangeiro disse ainda que este teria sido o mesmo procedimento adotado durante os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, caso alguma ocorrência grave tivesse acontecido durante aqueles Jogos.

Em nota oficial, CO-Rio volta a destacar procedimento padrão dado ao atleta

"Ao lamentar profundamente o falecimento de Carlos Maslup, o CO-RIO reitera que todos os procedimentos adotados no atendimento ao atleta argentino seguiram o que foi previsto pelo Departamento Médico do CO-RIO, pela Secretaria de Defesa Civil – Grupo de Socorro de Emergência (CBERJ) e pela Secretaria Municipal de Saúde para casos semelhantes, procedimentos estes que teriam sido adotados durante os Jogos Pan-americanos Rio 2007, caso alguma ocorrência grave tivesse acontecido durante aqueles Jogos."

Médico aprova atendimento a argentino
CO-Rio diz que procedimento seria o mesmo se caso fosse no Pan-Americano

GLOBOESPORTE.COM
No Rio de Janeiro

A falta de apoio de uma empresa de saúde privada no Parapan não fez diferença no atendimento do mesa-tenista argentino Carlos Maslup, que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no último domingo. É o que afirma o chefe médico do Comitê Organizador dos Jogos 2007 (CO-Rio), Dr. João Grangeiro, em nota oficial distribuída à imprensa.

"Dr. João Grangeiro ressalta que a terapia intensiva no paciente foi iniciada ainda na unidade do Corpo de Bombeiros, fato este considerado fundamental diante da gravidade do caso. Grangeiro ressalta ainda que este teria sido o mesmo procedimento adotado durante os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, caso alguma ocorrência grave tivesse acontecido durante aqueles Jogos", diz o comunicado.

Cesar Maia oferece ajuda a atleta internado
Prefeito do Rio diz que poderia recorrer à rede privada de saúde, se tivesse sido procurado

Flávia Motta Do GLOBOESPORTE.COM,
no Rio de Janeiro

Apesar de os Jogos Parapan-Americanos não terem contado com apoio de uma empresa de saúde privada, o prefeito do Rio, Cesar Maia, disse que isso não seria impedimento para tratar o mesa-tenista argentino Carlos Maslup. O atleta sofreu um AVC no último domingo e está internado no hospital municipal Salgado Filho, na Zona Norte carioca.

Por e-mail, o prefeito disse ao GLOBOESPORTE.COM que não foi informado sobre o caso.

- Se tivesse recebido um e-mail teria resolvido mesmo que na rede privada - afirmou.

Maslup passou mal na madrugada de domingo, na Vila Parapan-Americana, e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Levado para o Hospital Miguel Couto, na Zona Sul do Rio, foi atentido por um neurocirurgião e fez exames que atestaram a necessidade de internação em CTI. No domingo à tarde, o atleta foi transferido para o Salgado Filho.

Cônsul-geral da Argentina no Rio, Luis Eugenio Bellando informou que chegou-se a cogitar a transferência do atleta para seu país, mas seu estado de saúde é muito delicado. Mais uma vez, o prefeito se mostrou disposto a colaborar.

- Se a Prefeitura for contatada, resolverá o caso como outros semelhantes independentemente até de obrigações - assegurou.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial