21.3.08

Dia Internacional da Síndrome de Down

Atividades em todo o país marcam o 21 de março - Dia Internacional da Síndrome de Down

Secretaria Especial dos Direitos Humanos - Presidência da República - http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/noticias/ultimas_noticias/MySQLNoticia.2008-03-19.4535

Uma série de atividades em todo o país marcam nesta semana a celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma doença, é uma ocorrência genética natural e universal, que está presente em todas as raças e classes sociais. Portanto, as pessoas com síndrome de Down não são doentes, não sofrem de, não são vítima de, ou padecem ou são acometidas por síndrome de Down. A estimativa é de que a cada 700 nascimentos, um bebê tenha a síndrome. Enquanto em 1947 a expectativa de vida de uma pessoa com Down era entre 12 e 15 anos, atualmente, é comum pessoas com a síndrome chegarem aos 70 anos.

Na agenda consta a chegada do site Down21 Brasil, uma das principais referências na atualidade sobre o assunto. Com o tema “Sonhe Alto o Bastante”, o site traz informações sobre a síndrome – Down21 Brasil, e a campanha pela ratificação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência como emenda constitucional.

“A página eletrônica contribui para o enfrentamento da exclusão, pois mostra os avanços das pessoas com a síndrome, “hoje já temos pessoas com Down na faculdade”, avalia Izabel Maior, responsável pela Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR).

“Este ano o Brasil também tem muitos avanços a comemorar e pode dar um belo exemplo ao resto do mundo”, comemora a coordenadora do Down21 Brasil, Patrícia Almeida. “Registramos um aumento no número de matrículas de crianças com síndrome de Down incluídas na rede regular de ensino, junto com todas as crianças”, exemplifica ela.

A programação completa dos eventos nos estados pode ser encontrada no endereço http://dfdown.blogspot.com/.

Fonte: iNFOATiVO DEFNET

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial