18.4.08

Pesquisa com células-tronco é aprovada pelo CNS

TV Globo, Jornal Nacional, 17/04/2008:

Pesquisa com células-tronco é aprovada pelo CNS

O Conselho Nacional de Saúde, formado por representantes de vários setores da sociedade, aprovou a continuidade de pesquisas com células-tronco. A decisão ainda será enviada ao STF.

(Clique aqui e assista à reportagem)

Transcrição:

Fátima Bernardes – O Conselho Nacional de Saúde aprovou hoje a continuidade de pesquisas com células-tronco. O Conselho é formado por representantes de vários setores da sociedade e tem caráter apenas consultivo, mas a decisão será enviada ao Supremo Tribunal Federal.

Poliana Abritta – Foi uma discussão intensa. Sociedade civil, governo e cientistas debatendo as pesquisas com células-tronco embrionárias. Por terem a capacidade de se transformar em qualquer tecido do corpo, os pesquisadores acreditam que essas células possam levar a tratamentos de doenças que hoje não têm cura. Mas a representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Zilda Arns, criticou os estudos.

Zilda Arns – A esperança de pessoas doentes de serem curadas, isso não vai acontecer com células-tronco daqui há muitos anos, com certeza. Então, estão iludindo essas pessoas.

Poliana – A resposta veio do representante da União Brasileira dos Cegos.

Volmir Raimond – Nós não nos sentimos enganados porque a nossa defesa pelas pesquisas não está baseada em nós mesmos. Eu não espero voltar a enxergar com uma pesquisa dessas. Mas eu espero que, no futuro, tenham pessoas que tenham essa perspectiva, e é uma perspectiva viável.

Poliana – Depois de quatro horas de discussão, o Conselho Nacional de Saúde aprovou uma resolução que apóia as pesquisas com células-tronco embrionárias. Dos 39 votos, apenas um foi contra, o da representante da CNBB, Zilda Arns. O Conselho foi criado para discutir políticas públicas de saúde. E a decisão de hoje será encaminhada ao Supremo Tribunal Federal, onde está em julgamento uma ação contra o artigo da lei de biosegurança que permite as pesquisas com células-tronco embrionárias.

Poliana – Há pouco mais de um mês o julgamento foi suspenso porque o ministro Carlos Alberto Direito pediu vista do processo. Por enquanto, foram apenas dois votos. Os dois, favoráveis as pesquisas. E não há previsão para a retomada do julgamento.

Francisco Batista Junior – Nossa expectativa a partir de agora é que realmente o Supremo Tribunal Federal leve em consideração a posição do Conselho e que, com isso, solidifique a participação do Conselho na construção dos interesses do sistema de saúde.

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the DVD e CD, I hope you enjoy. The address is http://dvd-e-cd.blogspot.com. A hug.

6:37 PM  
Anonymous Anônimo disse...

Genial dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Thanks you seeking your information.

4:30 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial