9.4.08

Mestre Apparício

JOSÉ ANTONIO GERHEIM

Não poderia ser mais triste esse chuvoso e cinzento sábado de outono, 5 de abril, dia do rebaixamento cruel e amargo, do América, para a sombria Segunda Divisão. Mas se a queda do centenário e imortal clube da Tijuca, da rua Campos Sales, é e há de ser momentânea e a sua apaixonada torcida haverá de encontrar força e união para trazê-lo, em 2010, de volta ao seu lugar, na Primeira Divisão, ao lado de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, o mesmo não ocorrerá com o inesquecível jornalista Apparício Pires, que nos deixou no mesmo dia.

Apparício foi, em seus 82 anos de vida, um desses homens que fez das redações pelas quais passou, desde a primeira, a 'Última-Hora', de Samuel Weiner, na qual conviveu ao lado de João Saldanha, Nelson Rodrigues, Albert Lawrence, até a sua última, que foi o 'Jornal do Brasil', locais de amizade, camaradagem, respeito, tanto pelos superiores, mas sobretudo pelos iguais e os que começavam na profissão que ele tanto amou, dignificou e brilhou. Tive a sorte e privilégio de tê-lo como chefe de reportagem, editor, e sobretudo mestre do que aprendi, aqui mesmo quando de minha primeira passagem, por essa escola do jornalismo que, graças a gente como Aparício, sempre foi, é, e continuará sendo o Jornal dos Sports.

Qual não foi minha emoção e, porquê não dizer, orgulho ao abrir a edição do dia 26 de novembro de 1971 do JS, e ler a manchete "Garoto Dinamite Explodiu"? Emoção compartilhada por companheiros, como Carlos Silva, Paulo César Pereira, Mário Jorge Guimarães, Marcelo Rezende, Lito Cavalcanti, Paulino Senra, José Trajano, João Máximo, Roberto Porto, Roberto Rincão, Vitor Iório, Antonio Roberto Arruda, Jair Motta, o inesquecível Tijolinho, sobrinho de outro grande cronista, Mauricio Azedo, que com Aparício também conviveu na redação da Rua Tenente Possolo e é o atual presidente da ABI, que hoje completa 100 anos. A histórica e genial manchete, criação de mestre Apparício, discreto vascaíno, retratava a estréia, no time principal, na véspera, do autor dos dois gols na vitória do Vasco de 2 a 0 sobre o Internacional. A partir dela estava escrita a primeira página da história daquele que viria a ser o maior artilheiro e um dos maiores ídolos do Vasco e do futebol carioca e brasileiro: o atual deputado estadual, Roberto Dinamite.

Valeu, Apparício!

***

Caros,

minha família comunica a todos que a Missa de Sétimo Dia do meu pai, Apparício Pires, será no próximo sábado, às 16h30, na Capela Sagrado Coração de Maria, do Colégio Sacre Coeur de Marie.

Por favor, avisem nossos amigos e familiares.

Temos certeza de que mesmo os que não puderem comparecer estarão com as melhores lembranças e votos pelo "Apa". Aproveitamos para enviar uma oração que para quem teve o privilégio de conhecê-lo certamente irá identificá-lo no texto.

Abraços,

Rafaela Pires.

Missa de 7º dia - Apparício Fernandes Pires
Sábado (dia 12), às 16h30
Colégio Sacre Coeur de Marie
Rua Tonelero, 56 - Copacabana (RJ)

2 Comentários:

Blogger EduardoPires disse...

Olá José Antônio,bom dia.
Privilégio é nosso saber que o meu pai teve pessoas como essas citadas na sua coluna, principamente como você que ele tanto falava em casa.
Em nome dele e de toda família quero agradecer o carinho de todos nesses anos convividos com vocês, até porquê foi mais tempo dentro de uma redação do que em nossa própria casa.
A partida dele foi com tantas provas de estar indo encontrar seus familiares que não poderíamos ser egoístas ao ponto de pedir a Deus que ficasse. Muito pelo contrário, eu implorava a Deus que visesse sua vontade.
Além dos parentes, ele com certeza foi encontrar os amigos Delém, Pampolini,Neyvaldo e outros. Mas já avisei, que se rolar uma pelada que a de fora seria minha.
Tão maravilhoso que era, nosso "Mestre" nos deu mais um irmão no dia da sua partida. Um Garoro chamado e registrado na certidadão de nascimento "Dinamite".

Beijo grande no coração de todos os amigos dele.

5:03 AM  
Blogger EduardoPires disse...

Caros,

minha família comunica à todos que a Missa de Sétimo Dia do meu pai, Apparício Pires, será no próximo sábado, às 16h30, na Capela Sagrado Coração de Maria, do Colégio Sacre Coeur de Marie.

Por favor, avisem nossos amigos e familiares.

Temos certeza de que mesmo os que não puderem comparecer estarão com as melhores lembranças e votos pelo "Apa".
Abraços,

Eduardo Pires e Família.

Missa de 7º dia - Apparício Fernandes Pires
Sábado (dia 12), às 16h30
Colégio Sacre Coeur de Marie
Rua Tonelero, 56 - Copacabana (RJ)

5:54 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial