23.1.09

EUA aprovam testes com células-tronco embrionárias

Folha Online, 23/01/2009 - 15h46:

EUA aprovam testes com células-tronco embrionárias

da France Presse, em Washington

Os Estados Unidos autorizaram os primeiros testes clínicos, em pacientes portadores de paralisia, de uma terapia que utiliza células-tronco embrionárias humanas, confirmou nesta sexta-feira a FDA (Food and Drug Administration), a agência reguladora de fabricação e comercialização de medicamentos e alimentos no país.

Os cientistas encarregados dos testes vão aplicar as células-tronco para tratar voluntários que sofreram danos graves na medula espinhal. Esse tipo de teste será realizado em um pequeno número de pacientes para avaliar a tolerância humana a uma terapia inovadora e consiste em injetar células-tronco em pacientes com paralisia.

Durante o estudo, os cientistas desenvolveram, a partir das células-tronco, as células chamadas de oligodentrócitas, precursoras de células nervosas.

O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por doenças e traumas. São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo, como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado, na placenta e no líquido amniótico.

A principal dificuldade para os cientistas é conseguir que as células-tronco embrionárias “se diferenciem” para se transformarem nas células desejadas, sem o risco de se transformar em células indesejáveis como tumores.

A utilização das células-tronco levanta questões éticas –elas são tiradas do embrião no primeiro estágio de seu desenvolvimento (blastócito), provocando sua destruição.

O anúncio da Geron vem à tona três dias após a saída da Casa Branca de George W. Bush, que era contrário às pesquisas com células-tronco embrionárias.

* Fonte: Folha Online

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial