20.1.09

Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária da Polícia Militar do Estado de Alagoas (CGCDHPC)

2009/1/19 Rita Mendonça:

(………………..) vocês sabiam que temos um centro de gerenciamento de crises da Polícia Militar, em Alagoas, que é o único do Brasil que recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos por sua atuação e é referência no Brasil de Polícia Comunitária (no ano de 2003), na categoria segurança pública?

O nome certinho é Centro de Gerenciamento de Crises , Direitos Humanos e Polícia Comunitária da Polícia Militar do Estado de Alagoas (CGCDHPC).

O contato:
Rua Guido Duarte, s/n, Centro
Maceió, AL
Telefone: (82)3216-6155/8833-4167/8833-4168
Fax: (82)3216-6155

O Centro funciona desde 1997. Os seus integrantes, de fato, são bastante atuantes. Participam ativamente de Fóruns e grupos de trabalho, como é o caso do Fórum Alagoano pela Erradicação do Trabalho Infantil e das operações de combate ao trabalho escravo, só para citar alguns.

E que em casos de conflitos sociais (não é briga de vizinhos, rs) podemos acionar diretamente este centro, o que nos garante um gerenciamento do conflito por profissionais constatemente treinados para respeitar os direitos do cidadão? O Centro funciona no batalhão da PM, que fica na Praça da Cadeia.

O ano passado, eles acompanharam os trabalhadores rurais, que mais de uma dezena de vezes bloquearam BRs em protesto às péssimas condições de trabalho no corte de cana; e acompanharam o Ministério Público nas ações de combate à situações de risco social, como a prostituição infantil (blitz noturnas em bares, restaurantes e casas de show).

Na page da Polícia eles apresentam o serviço assim:

“O CGCDHPC atua em todo Estado de Alagoas; Principais atividades do CGCDHPC: Intervenção objetivando a Reintegração de Posse de Imóveis Rurais e Urbanos, Desbloqueio de Rodovias, Visitar áreas com o objetivo do cumprimento de Mandados Judiciais, Intervenção em Conflitos Agrários, Intervenção em ocupação de área de segurança pública (presídios, delegacias, fóruns, etc). Acompanhamento de manifestações públicas, Intervenção de encaminhamentos de denúncias, participação em audiências públicas, acompanhamento à retirada de ambulantes, Intervenção em ocupação de área privada quando acionada pela justiça, participação em conferências, proferir palestras sobre Direitos Humanos, realizar Estágios, participar de reuniões, dissiminação da Doutrina dos Direitos Humanos na Corporação e órgão de Gestão do Policiamento Comunitário”.

O serviço existe, e nele investimos pois custeamos a constante reciclagem de seus profissionais e aparelhamos o serviço. É preciso que dele tenhamos conhecimento e nos momentos necessários façamos uso, pois ele foi feito para atender a população.

Alagoanos das listas de discussão, vamos passar a informação para que possamos melhor aproveitar este serviço que se encontra a nossa disposição. Demais colegas, os Militares do Centro estão sempre viajando para promover palestras, trocarem experiência e orientarem para a melhoria de serviços de segurança de outros estados.

Bom dia para todos.

Rita

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial