20.11.09

Geraldão virou nome de rua

Por: Assessoria do parlamentar

Por iniciativa do vereador Stepan Nercessian (PPS), no último dia 14 de novembro, o líder operário Geraldo Rodrigues dos Santos, conhecido com Geraldão, deu nome a uma rua no bairro do Anil, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que passou a se chamar Rua Geraldo Rodrigues dos Santos.

A solenidade de descerramento da placa contou com a presença do secretário-geral do PPS, Rubens Bueno, representando a direção nacional do PPS, do presidente do PPS-RJ, deputado estadual Comte Bittencourt, do procurador da Alerj, Marcello Cerqueira, além dos dirigentes Givaldo Siqueira, Roberto Percinoto, Armando Sampaio, Professor Lincoln Penna, José Raymundo, Terezinha Pessoa, Luiz Antonio Martins (Gato), Sérgio Moraes, Zelda Torres, Chico Aguiar, os filhos Vanderlei, Vanderli, a viúva Vicentina dos Santos (Vivi), além de outros familiares. Destacou-se também a presença dos sindicalistas Eliseu, 90 anos, e Jair Simões, 98 anos.

Após a cerimônia a data foi comemorada com feijoada e música no Retiro dos Artistas.

Perfil

Geraldo Rodrigues dos Santos, o Geraldão, nasceu em São José do Rio Pardo (SP), em 1/7/1923. Ainda criança foi viver em Santos, onde ainda jovem tornou-se portuário, destacando-se nas décadas de 40/50/60 como líder do movimento operário.

No início da década de 40 ingressou nas fileiras do Partido Comunista Brasileiro (PCB), onde rapidamente transformou-se em dirigente local, estadual e nacional.

Em 1962, foi candidato a deputado federal pela legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), sendo o candidato mais votado em São Paulo com 42000 votos, porém foi impedido de tomar posse por ser comunista.

Em 1964, para fugir da perseguição da ditadura passou a viver na cidade do Rio de Janeiro e a partir de 1970 dirigiu o Partido Comunista Brasileiro no antigo Estado da Guanabara, permanecendo à frente do mesmo até 1980.

Por sua atitude coerente e combativa na luta contra a ditadura e em defesa do PCB, Geraldão recebeu várias homenagens, entre as quais, destacam-se o título de Cidadão Carioca e a Medalha Pedro Ernesto na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o título de Cidadão Fluminense e a Medalha Tiradentes.

Em janeiro de 1992, Geraldão participou do X Congresso do PCB que produziu várias reformulações políticas e a sigla passou a ser denominada PPS – Partido Popular Socialista.

“Geraldão dedicou sua vida a luta pela democracia e pelas causas da igualdade social. Foi uma perda inestimável de um camarada fiel”, destacou Stepan.

Grande incentivador do mandato do vereador Stepan Nercessian, Geraldão integrou o gabinete do parlamentar em seu primeiro mandato. Após lutar seis meses contra um câncer, faleceu no dia 30 de novembro de 2006.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial