3.1.11

Transmissão da posse de Dilma sem acessibilidade

Blog da Audiodescrição, 02/01/2011:

Faltou acessibilidade na transmissão da cerimônia de posse da presidente de todos os brasileiros

Nota do Blog: artigo de autoria de Vera, e postado no Blog Deficiente Ciente. Recomendamos aos nossos leitores que também sigam o Blog Deficiente Ciente, os artigos são excelentes.

***

Cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff e os serviços de Libras e Audiodescrição

Caro leitor,

Ontem recebi comentários muito interessantes do leitor Carlos Eduardo Silva. Veja o que ele diz:

“Nesse exato momento em todos os canais de TV está passando a cerimônia de posse da Presidenta Dilma Rousseff e do Vice-presidente da República Michel Temer. Não tem como não criticar essas mídias que só promovem a total exclusão. Até esse momento só a TV Câmara está utilizando o recurso de Libras. Depois a Globo fala de boca cheia de responsabilidade social. Achei também a NBR com Libras (TV por assinatura na NET canal 5). A TV Senado nada de libras, nem a TV justiça. Vamos ver se realmente 2011 vai ser o ano da inclusão, já começou errado. Esse é um fato histórico e precisa ser de conhecimento de todos. Tem muitas pessoas com deficiência que votaram na Dilma e não foram lembrados justamente na hora da festa. Revoltante.”

Segundo Carlos, mesmo fazendo seu discurso, que é marcado por protocolos e etiquetas, a presidente Dilma poderia, de alguma forma, fazer com que estes serviços (Libras e acrescento também a Audiodescrição, para pessoas com deficiência visual, estivessem disponíveis nas emissoras de TV Aberta. Concordo com Carlos, pois dessa maneira todos seriam contemplados, todos seriam incluídos e teriam acesso a este acontecimento histórico. O novo governo, através dessa ação, demonstraria a toda população brasileira que de fato a inclusão social é uma de suas prioridades. Não podemos esquecer que durante a campanha eleitoral havia intérprete de Libras. Isso fez com que eu me lembrasse do post “Hoje é um novo dia, de um novo tempo que não começou…” do site Bengala Legal.

Carlos continua:
Sarney para Dilma durante a solenidade da posse presidencial:
“… minhas senhoras e meus senhores.
A Nação inteira está emocionada e orgulhosa de nossas instituições, milhões de brasileiras e brasileiros estão com os olhos e os ouvidos nesta solenidade, que encerra o processo de constituição de um novo governo…”

Mas como ele quer que as pessoas com deficiência visual e auditiva participem de um fato histórico se grande parte das TVs abertas e nenhuma emissora têm libras, legendas e audiodescrição.. Cadê a inclusão na posse? Não vi nenhum deputado, vereador com deficiência na participação dessa posse. Está complicado esse começo de ano, com um fato histórico e os políticos eleitos com deficiência não terem acesso ao congresso…

De acordo com Carlos: “Temos direitos e deveres também. Ficamos só cobrando os nossos direitos e por muitas vezes esquecemos que primeiro temos que fazer os nossos deveres. Dia 1 de janeiro de 2011 é dia de festa e dia de pregar o amor, como está bem claro no post com fotos de casamento, porém, 2011 começou com um fato histórico, a primeira presidenta do Brasil tomando posse. Muitos com certeza não viram esse fato. Mas como queremos escrever a nossa história, temos que acompanhar os fatos… Vamos fazer desses momentos históricos relatos da nossa própria história.”

Essa foi a opinião de Carlos Eduardo Silva. Ele tem razão quando diz que devemos acompanhar tudo o que acontece em nossa cidade, estado e país. Quero agradecê-lo por permitir que seus comentários fossem republicados neste post e também pelas interessantes observações aqui contidas.

Caro leitor, precisamos acompanhar os noticiários com muita atenção e verificar se realmente o juramento constitucional feito pelos parlamentares, ministros, presidente e vice, durante a solenidade, estão sendo cumpridos. Assim como são cobrados os nossos deveres como cidadãos, devemos cobrar o cumprimento, a aliança, o pacto de honra firmado pelo governo conosco. Afinal milhões de brasileiros e brasileiras depositaram sua confiança neste novo governo.

A presidente Dilma Rousseff em seus discursos afirmou e reafirmou que daria toda a atenção aos mais necessitados, crianças, jovens, pessoas com deficiência… Disse que criará estruturas que permitirão que as pessoas com deficiência tenham uma vida digna. Ficamos na esperança de que isso efetivamente aconteça. A meu ver, a primeira providência que a presidente poderia tomar em relação às pessoas com deficiência, é providenciar para que a aposentadoria especial seja de fato regulamentada, uma vez que foi aprovada pela câmara dos deputados no dia 14/04/10, e até hoje está no senado federal para análise.

Quanto à mídia, quando efetivamente assumirão sua responsabilidade social? Quando assumirão a deficiência como de interesse público nacional?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial