10.3.11

BlindTube

Blog da Audiodescrição, 09/03/2011:

BlindTube oferece entretenimento acessível a pessoas com deficiência

Está no ar, desde 20 de outubro de 2008, o BlindTube, site de entretenimento com acessibilidade que oferece, entre outras opções, exibição de filmes a pessoas com deficiência, seja ela visual, auditiva ou motora.

Todo mundo gosta de cinema… No entanto, para muitas pessoas, certos detalhes, no momento da exibição, fazem toda a diferença para curtir o filme plenamente.

Além de colunas, entrevistas etc, o BlindTube oferece às pessoas com deficiência a experiência do cinema. Deficientes visuais têm à sua disposição o recurso da audiodescrição. Na audiodescrição, ouvimos, nos intervalos dos diálogos, tudo aquilo que não dá para perceber somente através da audição: as cenas sem diálogo, as reações silenciosas, os cenários, os figurinos, as paisagens, os tipos físicos etc. Tudo é descrito com uma técnica específica, dentro de padrões e critérios internacionais.

Pessoas com deficiência auditiva dispõem da legendagem caption, na qual símbolos indicam tudo o que está acontecendo no som do filme. Os ruídos, a música, quem está falando.

Pessoas com deficiência motora podem navegar utilizando apenas o teclado, sem precisar do mouse.

Quem preferir, pode assistir ao filme sem utilizar nenhum desses recursos. O BlindTube oferece filmes de curta metragem de todos os gêneros, estilos e temáticas. O objetivo dos organizadores é levar diversão, cultura e arte com acessibilidade a todas as pessoas.

Fonte: Núcleo de Design Gráfico Ambiental - Departamento de Design e Expressão Gráfica – UFRGS

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial