9.7.12

Cidadania e Inclusão Social – Folha ZN 19

Folha ZN, 09/07/2012:

Cidadania e Inclusão Social
ANDREI BASTOS

Na Cúpula dos Povos

A RIO+20 DEIXOU A DESEJAR, embora tenha sido a conferência das Nações Unidas de maior acessibilidade. Afinal, a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, tratado internacional ratificado por mais de 100 países, tem equivalência de Emenda Constitucional no Brasil desde 2008. Mas foi na Cúpula dos Povos, organizada pela sociedade civil em paralelo à Rio+20, que se apresentou a proposta, ainda inovadora, de se priorizar a criança com deficiência no processo de inclusão. O texto “Sustentabilidade e criança com deficiência”, elaborado por mim e Claudia Grabois, foi encaminhado no evento Novos Direitos e Paradigmas, da OAB/RJ (leia a íntegra no meu blog).

A verdade sempre aparece
DEPOIS DE “MEMÓRIAS DE UMA GUERRA SUJA”, livro de Rogério Medeiros e Marcelo Netto com o relato de Cláudio Guerra, ex-carrasco da ditadura civil-militar brasileira, é lançado “Mata! – O Major Curió e as Guerrilhas no Araguaia”, em que o repórter Leonencio Nossa apresenta um levantamento sobre o extermínio de guerrilheiros e camponeses, desmentindo a versão dos militares, de documentos queimados, identificando os oficiais que comandaram a matança e deixando claro que foi uma decisão de governo, de presidentes e ministros do Exército.

Levantando notas e astral
ATABAQUES, ZABUMBAS E ACORDEONS são as armas que estão sendo usadas em comunidades muito pobres da ZN e da ZO, no Caju, Favela do Sapo, Irajá e Vila Kennedy, entre outras, para reverter a situação difícil e extremamente negativa em que se encontram suas escolas primárias. A ideia, levada a cabo por Marciano da Silva e Mauro de Mattos Ferreira, da Oribhe Produções Artísticas e Culturais, é despertar o interesse dos alunos pela vida escolar com atividades culturais populares, que também proporcionam aprendizado e estimulam atividades em grupo.

ANDREI BASTOS é jornalista e integra a Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ.
Blog: www.andreibastos.com.br/blog – Email: contato@andreibastos.com.br

***
Clique aqui para edição 19 da Folha ZN na web.

Clique aqui para download de PDF da edição 19 da Folha ZN.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial