7.9.12

Cidadania e Inclusão Social – Folha ZN 21


Folha ZN, 07/09/2012

Cidadania e Inclusão Social
ANDREI BASTOS

Questão de direito

DEFICIÊNCIA NÃO É DOENÇA OU INCAPACIDADE e, por isso, não rima com caridade. Este é o entendimento que as pessoas com deficiência têm de si mesmas depois das suas grandes conquistas políticas e jurídicas, entre as quais se destaca a Convenção da ONU para Pessoas com Deficiência, que tem equivalência de Emenda Constitucional no Brasil. Com o lúcido deslocamento das suas questões para o campo dos direitos humanos, os deficientes se afirmam socialmente cada vez mais, dispensando qualquer tutela excepcional, a exemplo de um Estatuto como o da Criança ou o do Idoso, que nestes casos se justifica. A caridade é altamente louvável, mas os deficientes lutam é por direitos.

A ZN tem a força!
MAIS DO QUE COM ALUGUÉIS EQUIVALENTES AOS DA ZONA SUL, como reportagem do Globo afirmou em agosto, a ZN demonstra que tem a força pela sua crescente importância política. A “nova classe média”, que predomina nos bairros da região, chegou pra ficar e influir decisivamente na vida do Rio de Janeiro, a começar pelas próximas eleições municipais. Com maior presença na economia e na cultura, com destaque nas telenovelas, os eleitores da ZN influenciarão as outras regiões e definirão os vitoriosos em outubro. Eleitor ZN, vote em quem merece seu voto!

Alemão pra “inglês ver”
O PRÍNCIPE INGLÊS HARRY FOI AO ALEMÃO, chegando pelo teleférico e subindo no palco em que o cantor Diogo Nogueira se apresentava. Várias iniciativas de inclusão social foram tomadas no Complexo depois da instalação da UPP e antes da Conferência Rio+20. Mas, nos últimos tempos parece que alguma coisa está fora do lugar: PM é morta em tiroteio; explosivos são encontrados na Fazendinha; policiais estouram local de endolação de drogas; mais 500 soldados se juntam aos 1.200 já existentes. Cadê a pacificação e o legado da Rio+20? Era só pra inglês ver?

ANDREI BASTOS é jornalista e integra a Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ.
Blog: www.andreibastos.com.br/blog – Email: contato@andreibastos.com.br

***
Clique aqui para edição 21 da Folha ZN na web.

Clique aqui para download de PDF da edição 21 da Folha ZN.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial