3.8.12

Cidadania e Inclusão Social - Folha ZN 20


Folha ZN, 03/08/2012:

Cidadania e Inclusão Social
ANDREI BASTOS

Deficientes do Brasil

QUEM AINDA NÃO FOI, PRECISA IR à exposição “Para Todos – O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil” no espaço Estação do Teleférico de Bonsucesso. Com acessibilidade total, a mostra vai até o dia 23, de segunda a sábado das 11h às 19h e aos domingos das 10h às 18h. Por meio de uma linha do tempo, os visitantes fazem um passeio pela história da discriminação sofrida e da organização e luta dos deficientes para terem seus direitos garantidos, com o deslocamento dessa luta do campo da assistência social para o campo dos Direitos Humanos. Todos aproveitam a mostra independente de condição física, sensorial, intelectual ou capacidade de comunicação.

Dize-me em quem votas…
O PROJETO EXCELÊNCIAS, DA TRANSPARÊNCIA BRASIL (www.excelencias.org.br), está botando a boca no trombone, quer dizer, na internet. Conta tudo sobre todos os parlamentares federais, estaduais, e os municipais das capitais brasileiras. O site diz quem é citado na Justiça e Tribunais de Contas, mostra variações patrimoniais, uso de verbas indenizatórias e muito mais. As informações são de fontes públicas e de outros projetos da ONG e, sem dúvida, este é um serviço precioso para a democracia e para os eleitores, que podem saber quem merece ou não seus votos.

Justiça não é revanchismo
A AMEAÇA SOFRIDA PELO GRUPO TORTURA NUNCA MAIS, num telefonema dizendo “nós vamos voltar e isso aí vai acabar” só reafirma a necessidade de se punir os responsáveis pelos crimes da ditadura civil-militar brasileira. Julgar e punir tais criminosos, em tribunais legítimos, não tem nada de revanchismo, pois revanche seria sequestrá-los, torturá-los e assassiná-los, como eles fizeram com opositores do regime usando o aparato do Estado contra grupos ou indivíduos. Julgar e punir tais criminosos são premissas para que “eles” não voltem e não repitam seus crimes.

ANDREI BASTOS é jornalista e integra a Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ.
Blog: www.andreibastos.com.br/blog – Email: contato@andreibastos.com.br

***
Clique aqui para edição 20 da Folha ZN na web.

Clique aqui para download de PDF da edição 20 da Folha ZN.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial