10.1.15

EU SOU ALEX

Amigos e amigas,
É com profunda tristeza que venho comunicar o falecimento do Alex, pessoa alegre, pesquisador brilhante e amigo de infância. Não sei se todos tiveram a oportunidade de se informar, mas ele morreu ontem, após ser baleado em um assalto, quando saía à noite da UFRJ (campus Praia Vermelha).
Que nós direcionemos as nossas orações e o nosso apoio à família do nosso amigo.
A morte dele não representa apenas um episódio destacado, mas expõe a fragilidade de nossas políticas de segurança pública e o descaso que temos com os programas de desenvolvimento social. Por essa razão, convido a todos, e não só aos próximos, para participarem desta mobilização, seja para homenagear esta pessoa querida, seja para reivindicar uma sociedade mais pacífica. Não podemos perder a nossa capacidade de nos indignarmos diante desse quadro de violência urbana.
O evento que planejamos será neste domingo (11/01/2015), tendo início às 9 h, no portão que dá acesso à Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ (campus Praia Vermelha).
A nossa sugestão é que ele se divida em três momentos:
1) Concentração
Neste primeiro momento, nós nos reuniríamos no portão de entrada. Embora nós incentivemos que todos os que quiserem façam os seus próprios cartazes e tragam as suas lembranças pessoais (flores etc.), nós teremos ali uma pequena quantidade de cartazes, pilots e flores extras. Aqueles que desejarem escrever uma mensagem de despedida ou de indignação, terão à sua disposição esse material.
Ainda na concentração, poderemos ter uma caixa de som com microfone, para que todos possam rememorar momentos de alegria, deixar o seu recado ou transmitir qualquer outra mensagem que julgarem adequadas.
2) Mobilização
Neste segundo passo, nós poderíamos aproveitar os intervalos de fechamento do sinal (localizado em frente ao ponto de concentração) e caminhar entre os carros, mostrando os cartazes que tivermos produzido (de homenagem ao Alex ou de condenação do quadro de violência urbana que vivemos) e afixando rosas nos para-brisas dos veículos. Esse seria o nosso momento de sensibilização das pessoas que estivessem circulando pelo local. Por isso, é importante que, podendo, todos levem o seu cartaz e a sua flor.
3) Prestação das homenagens
Por fim, seria bacana se todos nós atravessássemos a rua, ao final da mobilização, e nos dirigíssemos ao ponto de ônibus em que o Alex foi baleado. Ali, poderíamos deixar tudo o que viéssemos a levar (cartas, outras flores, lembranças etc.). Depois, reuniríamos esse material e o entregaríamos à família, para demonstrar como ele era uma pessoa querida.
Bem, nós acreditamos que essa seria uma bonita homenagem ao nosso amigo. É claro que todos aqueles que tiverem outras ideias, sugestões ou dicas, podem se sentir à vontade para, no domingo, enriquecer esta dedicatória ao Alex. A única sugestão que faríamos é que todos fossem de branco.
Esperamos todos no domingo,
Amigos e familiares do Alex
Ps.1: Peço a ajuda de todos na divulgação deste evento, para que nós possamos engrandecer a homenagem. Todos são bem-vindos, inclusive os que, embora não conhecessem o Alex, estiverem (como nós) revoltados com a realidade de violência que vivenciamos diariamente: conhecidos, amigos de amigos e sensibilizados. Se puderem, chamem também todos os amigos da lista “amigos em comum” aqui do face.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial