4.3.15

Carta aberta ao prefeito Eduardo Paes

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, nos recebeu em audiência hoje, quando lhe entregamos a carta aberta que transcrevemos abaixo, e prometeu transformar o lugar em que nosso amado filho foi assassinado na Praça Alex Schomaker Bastos.
CARTA ABERTA AO PREFEITO EDUARDO PAES
Rio de Janeiro, 4 de março 2015
Senhor prefeito Eduardo Paes,
Nossa presença hoje aqui em seu gabinete, quando mais de 50 dias se passaram desde o assalto e assassinato de nosso amado filho ALEX SCHOMAKER BASTOS no ponto de ônibus em frente ao campus da UFRJ Praia Vermelha, sem que saibamos quem foi o assassino, não é para cobrar da prefeitura resposta às investigações policiais. Temos consciência que o assunto polícia é da alçada do governo estadual.
Estamos aqui para lembrar que o ponto de ônibus da Rua General Severiano, em frente ao Campus da UFRJ, é escuro, sujo, com árvores não podadas há tempos, com câmeras da CET Rio quebradas, muitas lâmpadas queimadas e onde os alunos da Universidade e os moradores do entorno têm medo de passar. (Ressaltamos que após muitas matérias nos jornais e TV, o lugar recebeu a visita de órgãos públicos e recebeu um pouco mais de iluminação e poda de árvores).
Mas veja só, senhor prefeito Eduardo Paes, nosso filho teve a ousadia de querer pegar um ônibus, às 21h17, naquele ponto. E foi assassinado, sete tiros que o fizeram sangrar até morrer. Sabemos a hora quase exata porque ele morreu com o celular na mão mandando sua última mensagem. “Mãe, tô indo pra casa”.
E nosso filho não chegou em casa. E nunca mais vai chegar.
No município do qual o senhor é prefeito, os cidadãos de bem são proibidos de andar calmamente nas ruas, são proibidos de pegar um ônibus à noite, são proibidos de serem os donos das ruas. Alguma coisa está errada no Rio de Janeiro. O senhor não acha?
Os 450 anos de nossa cidade foram bastante festejados, mas nós, os pais e a família do Alex, não temos nenhum motivo para comemorar. Apenas para lamentar.
Nosso filho foi assassinado pelo descaso do Estado. E nós, pais eternamente entristecidos não deixaremos de cobrar as responsabilidades de nossos governantes. Segurança pública vai muito além de policiamento, e por isso nós consideramos que o senhor, representando o Município, também é responsável pela morte de nosso amado filho ALEX SCHOMAKER BASTOS. É responsável porque a Prefeitura do Rio de Janeiro, da qual o senhor é a liderança máxima, não cuidou para que aquele espaço em frente ao campus da UFRJ estivesse limpo, iluminado e pronto para ser usado pelo cidadão carioca.
Como o senhor bem sabe, fizemos uma manifestação no lugar onde nosso filho foi assassinado. Pintamos o ponto de ônibus e o espaço em torno de branco. Branco simbolizando a Paz. Branco para marcar mais um lugar violento no município que o senhor representa. Não depredamos patrimônio público. Marcamos como ponto de luta pela Cidadania e pelo direito de todos os cidadãos viverem em uma cidade bem cuidada, iluminada e segura.
Pintamos o ponto para mostrar à população que não devemos nos esconder atrás das grades que cercam nossos prédios. Pintamos o ponto de ônibus para chamar a atenção das autoridades e governantes, incluindo o senhor, lembrando que os cidadãos precisam ser vistos e ouvidos.
Qual foi a atitude da prefeitura? Mandou repintar o ponto e retirar as homenagens que a família, amigos e, principalmente, desconhecidos colocaram no ponto. Muitas mensagens contra a violência. Lembramos que a prefeitura mentiu dizendo que o ponto estava trincado e por isso teve que ser trocado. Nós comprovamos e provamos que o ponto foi repintado.
Senhor prefeito Eduardo Paes, o senhor acha que retirar as marcas e fingir que nada aconteceu no lugar onde ALEX SCHOMAKER BASTOS foi barbaramente assassinado é a maneira de acabar com a violência no município em que o senhor é a autoridade máxima?
Numa ação de cidadania e de memória da nossa cidade, que para nós nunca mais será maravilhosa, pedimos seu compromisso público de que o espaço onde está localizado o ponto de ônibus em frente ao campus da UFRJ, onde nosso filho morreu pelo descaso que nossos governantes têm com o cidadão, seja transformado, oficialmente, na Praça da PAZ ALEX SCHOMAKER BASTOS.
Praça onde os estudantes, trabalhadores e moradores possam sentar tranquilamente e observar a vida passar. Sem serem assassinados.
Mausy e Andrei
Pais orgulhosos e entristecidos de Alex Schomaker Bastos
Eu sou Alex para sempre

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial