13.9.07

Discriminação no Parapan (2)

Folha de S. Paulo, Esporte, 12/09/2007:

Câmara dos Vereadores instala CPI para apurar Jogos

SÉRGIO TORRES
Da sucursal do Rio

A Câmara dos Vereadores do Rio instala hoje uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar se o Co-Rio (comitê organizador do Pan) e o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) trataram com desleixo e desatenção os atletas que competiram em agosto no Parapan.

A origem da investigação é a morte, no dia 22 de agosto, do mesa-tenista argentino Carlos Maslup, vitimado por um acidente vascular cerebral aos 48 anos. O esportista morreu no hospital Salgado Filho (no Méier, zona norte), após percorrer os hospitais Lourenço Jorge (na Barra da Tijuca, zona oeste) e Miguel Couto (zona sul).

Idealizador da CPI, o vereador Márcio Pacheco (PSDB) quer saber a razão de os paratletas não terem sido beneficiados com um plano de saúde como foram os competidores que disputaram o Pan em julho.

Segundo ele, havia um compromisso da organização dos eventos para que os serviços oferecidos fossem os mesmos para os competidores do Pan e do Parapan. Os atletas paraolímpicos tiveram à disposição apenas a rede pública de saúde.

A Folha tentou ontem ouvir o Co-Rio. Por meio de sua assessoria de imprensa, a instituição limitou-se a informar, em mensagem eletrônica, que não responderia sobre a CPI do Parapan.

“Não há comentário a fazer sobre este assunto”, anunciou a entidade.

Uma outra CPI da Câmara dos Vereadores, a que visa apurar os gastos do Pan, está parada desde antes do início da competição. Ela só será retomada em novembro.

Autor do pedido para as investigações parlamentares, o vereador Eliomar Coelho (PSOL) está promovendo na internet um abaixo-assinado na tentativa de pressionar a Câmara para que reveja a decisão de implantar a comissão somente no dia 15 de novembro.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial