11.11.07

Dilma Rousseff vai à ópera

CASSIANO FERNANDEZ

Li na coluna de Ancelmo Gois no jornal O Globo do dia 22 de outubro, a seguinte notícia:

“Dilma Rousseff estava sábado no Lincoln Center, em Nova York, sozinha, vendo “Lucia di Lammermoor”, a ópera de Gaetano Donizetti.”

O interessante é que essa ópera conta a história de uma jovem de família nobre que foi obrigada pelo irmão a casar com um homem a quem não amava e a história de Dilma em seu meio profissional é de certa forma parecida, se partirmos da premissa de que Dilma também foi forçada pelo “irmão” Lula a se casar com um “dragão”, o da corrupção, que reina em nosso país.

Sabe-se que essa ópera tem uma das cenas de loucura mais famosas do mundo, onde Lucia, em plena noite de núpcias, após ter assassinado o marido, começa a delirar vendo o rosto de seu amado Edgardo por toda parte. Qual terá sido a reação de Dilma ao assistir especificamente à cena da loucura? Terá ela se identificado com a protagonista? Afinal, bem podemos imaginar Dilma Rousseff enlouquecida como Lucia e matando o dragão na “noite de núpcias”, libertando assim o país do terrível esquema corrupto em que o mesmo está envolvido.

Houve nas várias apresentações dessa ópera, principalmente naquelas que tiveram Maria Callas como protagonista, episódios interessantes e na maioria das vezes engraçados. Como exemplo, poderíamos citar uma das apresentações dessa ópera no teatro Allá Scala, quando durante a execução da aria “Spargi d’amaro pianto” Maria não conseguiu emitir corretamente a nota final, mas mesmo assim foi ovacionada. Porém após receber os aplausos, quando já estava nos bastidores, inconformada com o ocorrido emitiu cinco vezes com perfeição a nota em questão.

Episódios desse tipo demonstram que antes, durante e depois da apresentação de um espetáculo lírico desse porte, assim como durante o exercício de uma função pública, podem acontecer situações inusitadas que quase nunca chegam ao conhecimento do público.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial