7.2.08

Sérgio Teixeira no Jornal Hoje

O gerente de Mercado de Trabalho do IBDD é entrevistado em reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo, em 26/01/2008, sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Transcrição:

Mariana Godoy: A lei brasileira obriga as empresas a empregar pessoas com necessidades especiais. No ano passado o Ministério do Trabalho registrou um recorde na contratação desse tipo de funcionários.

Beatriz Thielmann: Nada fácil conseguir marcar uma massagem com Eusébio. Ele era prestador de serviços dessa clínica, mas a procura foi tanta que virou empregado no ano passado. Aos 14 anos perdeu a visão, mas nunca deixou que a deficiência o impedisse de superar as dificuldades.

Eusébio Souza: O que gera o preconceito é a ignorância. Então, o que muitos clientes que entram aqui, tempos depois é que vão descobrir que eu não enxergo.

Beatriz: No ano passado o número de portadores de deficiência física empregados com carteira assinada cresceu 12%. Chegaram ao mercado mais de 22 mil profissionais. A região Sudeste foi a que mais empregou. Depois, a Nordeste, seguida pela região Sul.

Beatriz: Hoje essas contratações são prioridade para muitas empresas.

Beatriz: Aqui funciona o setor de atendimento ao cliente. O trabalho é feito por 30 operadores de telemarketing, 27 deles são portadores de necessidades especiais.

Giovane Rodrigues: É extremamente importante essa inserção. Eu diria que é uma responsabilidade social.

Beatriz: Mesmo assim essa empresa ainda não conseguiu cumprir a cota determinada pela lei.

Lairton Correa: Porque nós não temos deficientes capacitados suficiente para atender a cota.

Beatriz: É só uma questão de tempo, garante o gerente do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência, basta que os empresários cooperem mais.

Sérgio Teixeira: A falta de qualificação profissional é estrutural. Então, talvez as empresas pudessem pensar mais nos seus processos de treinamento e qualificação profissional dentro das próprias empresas, né?

Ivana Cordier: Eles são pessoas muito legais de trabalhar, eles têm disposição para trabalhar, têm vontade de trabalhar porque é uma oportunidade que surgiu e que eles aproveitam, abraçam mesmo, com bastante força.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial