28.11.08

III CONGRESSO CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL TERMINA HOJE

Em Dia Com A Cidadania, 28/11/2008:

III CONGRESSO CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL TERMINA HOJE

Acaba hoje o III Congresso Contra a Exploração Sexual da Infância e Adolescência, que rolou no Rio com mais de 3000 inscritos do mundo todo, no Riocentro.

Não foi exatamente fácil, e, às vezes, impossível, trabalhar como imprensa. Mas isso é norma em eventos feitos pelo governo, que reclama da mídia, mas sempre é dificílimo trabalhar, especialmente o pessoal da fotografia.

Mas isso não justifica o silêncio da mídia diante da importância e do tamano do evento. Hoje, por exemplo, o maior jornal do Rio, O Globo, não traz uma linha sequer sobre tudo o que ocorreu lá, ontem, salvo o acordo da PF com a ONG SaferNet Brasil, que repassará a ela um banco de dados com 1,5 milhão de denúncias.

A Polícia Federal também estabeleceu parceria com a ONG, que vai permitir mais eficácia no número 100,que serve para denuncias de pedofilia e exploraçào sexual, mas, vamos convir, um só número para o país inteiro, é pouco. Muito pouco. No começo, eram 100 ligações por dia, hoje, são mais de 2.500.

A hotline que vamos criar será importante para encaminhar de forma instantânea esses casos para serem investigados pela PF, explicou o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, numa coletiva que foi dada ontem, mas nem todos os jornalistas souberam.

Entre grupos de trabalho e oficinas, foi lançada a cartilha Saferdicas, uma parceria entre a Subsecretaria de Promocão dos Direitos da criança e do Adolescente e a mesma organização, com dicas da rede e uma lista de cuidados a serem tomados para proteger crianças e adolescentes de ataques doentios na rede. Os representantes europeus, convocados pelo Secretário de Estado alemão, se reuniram e deve sair um documento deles, hoje, assim como sairá uma carta de reinvindicações dos jovens do mundo inteiro.

E a pergunta dos jovens durante o dia foi esta que está na foto: o que é que você vai fazer na sua comunidade sobre o assunto, depois deste congresso?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial