23.11.08

O Centro Geográfico do Brasil foi remarcado

Compareceram à solenidade três participantes da Expedição de 1958, chefiada pelos Irmãos Villas Bôas: Sérgio Vahia, idealizador e executor da atual Expedição, o cacique Raoni e o cineasta inglês Adrian Cowell. Presentes também Sérgio Vahia Filho - Tito, Odone Ferrão, os caciques Bedjai e Bebitoke, os índios Tarepá, Meuban, Kokokunti, Kiabieti, o filho do Bebitoke, a equipe que está fazendo o filme (cinco), a equipe de jornalistas de TVCA de Cuiabá, que fez a reportagem por solicitação de TV Globo, e eu.

Do acampamento base, que fica às margens do Xingu, ao Centro Geográfico são 18.460 Km de picada, que foi feita em 5 dias com o auxílio de um GPS Garmin mapsource - 60 CSX.

A picada foi concluída no dia 11 de outubro, um sábado, e estavam presentes Tito, Kiabieti, Kokokunti e eu.

Depois dessa etapa, o Sérgio, que tem 80 anos, iniciou o seu deslocamento até o Centro. Fez esse trajeto com um par de muletas, enfrentando todas as adversidades naturais de uma densa mata: formigas, abelhas africanas em grande quantidade, cipós, espinhos, chuva etc. Faço esse registro para mostrar a fibra de um homem de 80 anos que tem seqüelas de uma embolia em acidente de mergulho em Arraial do Cabo há mais de 30 anos, daí sua dificuldade em caminhar em terreno acidentado. E para surpresa geral, fez a caminhada de volta em um dia e meio.

Abraços,

Roberto Percinoto

(Clique aqui para assistir a reportagem da TV Centro América)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial