19.11.08

Terra dos Homens investe em planejamento estratégico

Blog da Terra dos Homens, 19/11/2008:

Terra dos Homens investe em planejamento estratégico
Para fortalecer estrutura e posicionamento, organização implanta plano de Comunicação

GLEUSA SANTOS

A Terra dos Homens realizou nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2008 a discussão de seu Planejamento Estratégico com a orientação de Rebecca Raposo, do CEOS – Centro de Estratégias para Organizações Sociais.

A efetivação do Planejamento Estratégico representará a validação das diretrizes consolidadas na visão de futuro, para o período de 2009 a 2013, dos objetivos a curto, médio e longo prazos e das ações para seus respectivos alcances, e dos insumos para o planejamento institucional, como análise econômica, preenchimento de planilha com definição do grau de inovação e responsáveis, colocação dos objetivos, escolha dos focos e detalhamento dos projetos escolhidos.

A discussão se deu por meio da realização de atividade com interação da equipe, unindo pessoas de projetos e áreas diferentes, buscando assim facilitar o entendimento mútuo e destacar a importância do planejamento e da identificação das dificuldades.

O planejamento estratégico dentro do processo de fortalecimento institucional teve início em 2006, motivado pela necessidade de maior alcance da atuação da ONG e do aperfeiçoamento da captação de recursos. Daí começou a análise do contexto do Terceiro Setor e do posicionamento da Terra dos Homens nele. Para isso foi preciso realizar uma reflexão da organização pautada em política e estratégias de Comunicação.

Os três dias de discussão também deixaram clara a importância do desenvolvimento e adoção de uma linguagem universal pela instituição, em consonância com a realização correta dos seus projetos e para proporcionar a unificação do seu discurso. Para isso, mais uma vez se evidenciou a necessidade do plano institucional, pensando nas estratégias em relação à mídia, aos seus públicos interno e externo, aos atores do Sistema de Defesa de Direitos e à sociedade em geral.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial