28.1.09

Declínio dos jornais ameaça a democracia

Comunique-se, Extra! Extra!, 27/01/2009:

Declínio dos jornais ameaça a democracia

Milton Coelho da Graça (*)

Diretora da União pelas Liberdades Civis Americanas, Deborah Jacobs alerta (Editor & Publisher, 27/1): a partir da queda de qualidade do jornal Star-Ledge, do estado de New Jersey (após ser vendido, demitiu 150 pessoas na redação), Deborah percebe que a falta de repórteres profissionais cria um crescente risco para o sistema político e as liberdades democráticas.

Os principais trechos de seu artigo:

“O povo de New Jersey confia em repórteres para saber o que está ocorrendo e usa essas informações para formar opiniões, agir e definir o voto. Repórteres agem como se tivessem procurações de todos nós, fazem nossos deveres de cidadãos participando de reuniões até alta madrugada. Eles descobrem corrupção política e divulgam informações que podem proteger o público. Exercem pressão sobre funcionários simplesmente pelo seu trabalho, compelindo nossos líderes a corrigirem seus erros”

“Repórteres trazem questões importantes para a praça pública. (…) Organizações civis muitas vezes descobrem novas causas para defender através de reportagens. Nossa ACLU freqüentemente se engaja em questões reveladas por repórteres investigativos, como, por exemplo, os segredos do Poder Executivo e os abusos em Guantánamo. (…) se um problema é descoberto, mas não for levado a conhecimento público, o “problema” continuará a existir?”

“Mesmo antes de ser vendido, o Star-Ledger já deixara de ter repórteres investigativos, essenciais para revelar corrupção. (…) Nossa Constituição não apenas protege a livre expressão, como eleva o controle do poder e uma nova dimensão à democracia. Sem o olhar atento da imprensa, as preocupações dos cidadãos podem deixar de ter conseqüências e a voz do povo se enfraquece.”

“As pessoas que se dispõem a ser fontes de jornalistas e querem que alguma questão se torne preocupação pública, terão de apelar para novos canais, como a blogosfera e as redes de organizações sociais. O problema é que isso nos leva a um terreno onde informações bem pesquisadas e confirmadas se misturam com informações falsas ou mal-intencionadas, sem que o leitor possa distinguir o que é uma coisa e o que é outra. O próprio site do Star-Ledger faz essa mistura, que acaba levando ao mínimo denominador comum.”

“Um vácuo nos jornais suga para longe a democracia. Noticiários de televisão se especializam em imagens e som. Blogueiros se especializam em comentário e velocidade. E jornais se especializam em reportagens originais, nas quais governos, outros repórteres (inclusive blogueiros) e a sociedade confiam para compreender o funcionamento interno da administração. (…) Até onde teremos de ir até serem estabelecidos novos caminhos e termos repórteres profissionais que nos dêem as informações necessárias para protegermos nossos interesses?

******

Proposta de Sarkozy nos obriga a pensar

O “pacote” do presidente Nicolas Sarkozy – 600 milhões de euros em três anos para modernizar e ajudar a imprensa francesa – já está sendo discutido em outros países. O “pacote” nasceu de um conjunto de 90 propostas preparado por um grupo de trabalho, e inclui dobrar a publicidade institucional do Estado bem como a concessão de um abono a todos os jovens para estimular a leitura de jornais.

“Uma imprensa livre, plural e independente é um dos bens mais úteis à democracia e não assistirei impotente ao desaparecimento de uma parte da imprensa porque, a uma crise estrutural venha se somar uma revolução tecnológica” – disse Sarkozy, ao anunciar as medidas.

A Associação Nacional de Jornais poderia discutir com a Fenaj e a ABI sugestões ao governo para proteger o emprego e a qualidade da imprensa diária. De saída, aí vão duas: 1) auxílio direto para pagamento de jornalistas, com base no número de profissionais empregados e na circulação (IVC) de cada jornal; 2) ressarcimento do governo através de publicidade institucional sobre saúde e educação.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial