7.10.09

Meninos “de” rua ou meninos “na” rua?

- Crianças e adolescentes com direitos violados no Brasil em 19 anos de Estatuto da Criança e do Adolescente e 20 anos de Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança;
- A importância da mídia na eliminação de equívocos históricos e o caminho da convivência familiar e comunitária com o exemplo da Mangueirinha.


O Clube de Comunicação convida para a palestra/debate sobre os 19 anos de Estatuto da Criança e do Adolescente, que será realizada no próximo dia 20/10, das 19h às 21h, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, Rua Evaristo da Veiga, 16, 17º andar – Centro, Tel.: (21) 3906-2450.

O papo será mediado pelo nosso colega Andrei Bastos e terá a presença de Claudia Cabral, diretora executiva da ONG Terra dos Homens, de Walace Rocha dos Santos, que integra a equipe do Programa Raízes Locais da Terra dos Homens, e de Isabela Regina Gonçalves, uma jovem liderança da comunidade, além do relato da experiência desta ONG na comunidade da Mangueirinha, em Duque de Caxias.

“Com a evidência de que as expressões ‘meninos de rua’ e ‘menores infratores’, assim como os métodos de enfrentamento ao que seriam os problemas criados por eles nas cidades, estavam equivocados, a ONG Terra dos Homens já nasceu com a bandeira da convivência familiar e comunitária como meio de resgatá-los à cidadania. Para isso, desenvolveu a metodologia que é aplicada na comunidade da Mangueirinha, localidade indicada por pesquisa realizada na cidade do Rio de Janeiro como procedência da maioria deles”, adianta Andrei.

Palestrantes:

Claudia Cabral - Diretora executiva da Terra dos Homens com formação em psicologia, especialista em terapia de família; Mestre em Pedagogia pela Universidade Católica de Paris; Consultora Internacional do UNICEF no tema da Convivência Familiar e Comunitária; Consultora do Serviço Social Internacional de Genebra – SSI; Membro da International Foster Care (IFCO) e da Rede Latino Americana de Acolhimento Familiar (Relaf).

Walace Rocha dos Santos - Formado em direito pela Unigranrio, exerceu a profissão de advogado por 8 anos na Organização Jurídica Paula Freitas, com especialização nas áreas cível e família. Possui, ainda, formação em História, obtida na Universidade Gama Filho, concluída em 2007, ano em que também concluiu sua dissertação de Mestrado na Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF), na qual pesquisou o caráter associativo comunitário de uma comunidade da Baixada Fluminense – A Mangueirinha, de Duque de Caxias/RJ. Atualmente integra a equipe do Programa Raízes Locais da Terra dos Homens na mesma Comunidade da Mangueirinha, como sociólogo.

Isabela Regina Gonçalves – Com 19 anos, Isabela é uma jovem liderança na Mangueirinha; Ensino Médio em andamento; Cursos: teatro no Sesc, Raul Cortez, Armando Mello, interpretação para TV, básico de espanhol on-line, garçonete, bijuteria; experiências profissionais: vendedora autônoma, ajudante de projeto de teatro, ONGs, dançarina, aula básica e avançada de teatro, babá, professora de teatro, oficina de rádio, dança e movimento corporal, coral.

Os três eixos de atuação da ONG Terra dos Homens:

I - Atendimento direto: Atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias com intervenção direta dos profissionais da Terra dos Homens nas famílias e comunidades de crianças e adolescentes com direitos violados no Rio de Janeiro, por meio de acompanhamento psicológico, social e econômico.

II - Difusão de metodologia: Repasse da metodologia do trabalho social com família em âmbito nacional, capacitando profissionais que atuam no sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes – dirigentes de abrigos, psicólogos, assistentes sociais, educadores, membros do judiciário, conselheiros tutelares e pedagogos, entre outros. A Terra dos Homens consegue ampliar significativamente o atendimento às crianças e adolescentes no país através da atuação destes profissionais, fortalecendo a rede de proteção e defesa dos direitos infanto-juvenis. A capacitação ocorre por meio de cursos, oficinas e assessorias.

III - Defesa de Direitos: A Terra dos Homens atua para o fortalecimento da estrutura jurídica e política da área da infância. Isto se dá por meio da articulação de políticas públicas e de redes e da participação ativa em fóruns e conselhos de direitos da infância e juventude, assim como de consultorias na elaboração de normativas e diretrizes para promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Favor confirmar presença pelos e-mails:
tsantos@tfscomunicacao.com.br
better@background.com.br

Esperamos por vocês,
Abraços,

Terezinha Santos/Presidente
Gilson Campos/Vice-Presidente
Bette Romero/Diretora Executiva

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial